O Exercício de Sociologia
Por: breno_tavares • 11/2/2024 • Pesquisas Acadêmicas • 2.884 Palavras (12 Páginas) • 50 Visualizações
A Bússola
As causas do comportamento humano, baseiam-se principalmente, nos padrões de relações sociais que nos rodeiam e permeiam.
CINTHIAN HAMLIM
Se as secas são responsáveis pela fome, o porquê de tantos grupos passarem fome com condições climáticas normais? Se o trabalho árduo gera a prosperidade, por que tantas pessoas que trabalham toda a vida são pobres? Se o amor é a causa do casamento, por que tantas famílias são lócus de violência contra mulher e crianças?
A pesquisa sociológica tem sido motivada pelo desejo de melhorar o mundo social, um meio de estabelecer caminhos alternativos para sociedade. (Conexão entre as relações sociais e os problemas pessoais).
Emile Durkheim
O suicídio é mais do que um simples ato individual de desespero, resulta de uma desordem psíquica.
Argumentou que as taxas de suicídio variam devido as diferenças no grau de solidariedade social nos diferentes grupos; Grupos com um maior grau de solidariedade apresentam menos suicídios em relação aos grupos que possuíam menor grau.
O lócus (lugar, local ou posição) social é um cimento moral que liga os indivíduos à sociedade.
Dessa forma, afirma que a taxa de suicídio varia em relação inversa a taxa de grau de interação social de que o indivíduo faz parte.
O indivíduo não se dá conta que a sociedade vive nele, os padrões sociais de relações definem quem ele é.
Padrões estáveis = estrutura social (escola, religião, estado e política)
Padrão microestrutura – padrão de relação social íntima durante relações face a face, família, círculo de amizade.
Padrão de Macroestrutura – padrão social que se encontra fora e acima dos círculos de amizade, pessoas íntimas do círculo de amizade.
Padrão Globalizado - padrão social que relaciona o circulo de interação entre nações e a influencia delas nas sociedades.
Principais tradições teóricas:
Interacionalismo;
Teoria do conflito;
Feminismo;
Funcionalismo.
Durkheim
(Funcionalismo)
O comportamento humano é governado por padrões estáveis de relações sociais, ou estruturas sociais.
(Trabalha no âmbito da Macroestrutura)
O alto grau de solidariedade social contribui para manutenção da ordem social (Estado, religião e política)
As estruturas sociais baseiam-se, principalmente em valores compartilhados. O restabelecimento do equilíbrio social é a melhor solução para os problemas da sociedade.
O indivíduo não se dá conta que a sociedade vive nele, os padrões sociais de relações definem quem ele é.
Sugere que o restabelecimento do equilíbrio social é a melhor solução para os problemas da sociedade
Parson e Merton
(Funcionalismo)
A Sociedade encontra-se bem integrada e em equilíbrio quando as famílias educam bem as gerações, os militares defendem satisfatoriamente a sociedade das ameaças externas, quando as escolas ensinam as crianças habilidades e valores e quando as religiões criam um código moral compartilhado entre pessoas (Parson).
Teoria do Conflito
Centralidade do conflito na vida social (macroestruturas) – macrossociais – relações de classe
Dominação
Submissão
Luta de entre classes/indivíduos
Por sua vez, as teorias de conflito afirmam que os indivíduos não compartilham dos mesmos objetivos. Dessa forma, a ordem social decorre da imposição de valores, fundada na coerção e na dominação
Padrões de desigualdades na sociedade produzem estabilidade em certas circunstancias e mudança social em outras
Os grupos privilegiados tentam manter suas vantagens e os grupos subordinados tentam valorizar as suas. A diminuição de privilégios irá diminuir o grau de conflito e aumentar o bem-estar social humano.
MARX
A desigualdade e pobreza observada na revolução industrial desenvolveu um argumento de como as sociedades se desenvolvem
A pequena quantidade de proprietários ricos dos meios de produção é colocada em oposição pela grande maioria (massa) pobre da classe trabalhadora. Os trabalhadores tornam-se conscientes da exploração que eram submetidos. Surge a consciência de classe, encoraja os sindicatos e os grupos sociais menos favorecidos.
Teroria do conflito
1-Normalmente se concentra nas estruturas grandes (macrossociais), tais como relações de classes ou padrões de dominação, submissao, luta entre indivíduos de posições dociais altas e baixas;
2- Padrões de desigualdade na sociedade produzem estabilidade social em certas circunstâncias e mudança social em outras;
3- Enfatiza como os membros privilegiados tentam manter suas vantagens e os membros subordinados tentam aumentar as suas;
4- A eleiminação dos privilégios diminuirá o grau de conflito e aumentar o bem-estar humano social.
WEBER
(Setor de Serviços)
- Status de renda mais atos em relação aos trabalhadores braçais;
- A luta de classe não é a única força motriz da história, a religião e a política também os são.
- O crescimento do capitalismo não foi unicamente provocado por circunstâncias econômicas favoráveis, mas a existência de certas crenças religiosas facilitou o crescimento.
Ética protestante – as pessoas que eram adeptas economizavam e investiam mais do que outros que não eram, o capitalismo se desenvolveu mais fortemente em regiões onde a ética protestante se estabeleceu.
GOLFFMAN
Interacionalismo simbólico
Estabelece o padrão de microestrutura
Atribuição de significado as coisas, enfatiza a vida social
Pessoas criam situações sociais e não apenas reagem a elas
O gênero, a cor, a idade e os outras características corporais podem ajudar a determinar as ações do indivíduo. Nesse cenário social existe espaço para criações individuais. Criação de significados subjetivos que as pessoas criam em pequenos espaços podem aumentar a compreensão e a tolerância em relação a pessoas que podem ser diferentes de nós.
Compreender a intenção ou motivo do ator principal é fundamental para se compreender o significado de uma ação.
...