O Gigante Do Varejo
Dissertações: O Gigante Do Varejo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kraul • 12/5/2014 • 2.718 Palavras (11 Páginas) • 511 Visualizações
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos o grupo Walmart, que foi escolhido por ser uma empresa com referência internacional que busca manter os valores éticos e preza pela questão social e a valorização do associado. Há 55 anos no mercado mundial e 18 anos no Brasil. Estende-se em mais de 10.800 lojas de 69 bandeiras em 27 países. A companhia emprega cerca 2,2 milhões de funcionários ao redor do mundo. A rede foi fundada nos Estados Unidos em 1962, com a abertura da primeira loja de descontos Walmart em Rogers, no Arkansas. No final dos anos 70, já contava com 276 lojas em 11 estados.
SAM WALTON
O gênio por trás da marca
Samuel Moore Walton nasceu no ano de 1918. Em sua época de estudante foi eleito o rapaz mais versátil e se tornou presidente do corpo estudantil. Formou-se em economia em 1940. Seu sócio e irmão James Walton (apelidado carinhosamente de Bud), formou-se pela academia militar. A primeira experiência dos irmãos foi como trainees em uma loja na cidade de Oklahoma, chamada Dupont. A primeira loja dos irmãos foi uma franquia da rede Bem-Franklin, na cidade de Newport, estado do Arkansas, em 1945. Foi ali, conhecendo seus concorrentes e colocando em prática as compras diretas dos produtores e vendas pos preços baixos que eles exerceram seu aprendizado de comerciante. Bud e sua esposa Audie associaram-se a Sam e sua mulher Helen por um ano, até comprarem sua própria loja. O casal Walton transformou a loja, que operava com prejuízos, em uma das maiores unidades da rede. Todo esse sucesso teve um preço. Em 1950, o proprietário que alugava o imóvel para o casal pediu-o de volta. Foi então que mudaram para Bentonville, uma cidadezinha de hábitos caipiras, encravada no estado americano de Arkansas. Em 1951, o casal passou a administrar uma pequena loja de variedades e de preços baixos chamada WALTON’S 5 &10.
O WALMART é a maior empresa do mundo, levando-se em conta o faturamento, e uma das maiores empregadoras privadas. Como um empório interiorano se transformou na maior e mais influente empresa do mundo? A resposta é um senhor caipira que atendia pelo nome de Sam Walton. Fazer compras e – por que não? – almoçar ou tomar um café, revelar fotos, passar na farmácia e abastecer o carro. Resolver tudo num lugar só é fácil para quem frequenta o WALMART. Uma marca que deveria ser admirada no mundo inteiro. Mas não é. Seu canibalismo no mercado, levando empresas tradicionais a falência devido a sua feroz e implacável concorrência, fizeram com que o WALMART fosse odiado em muitas cidades do mundo. Porém, o WALMART é de qualquer ângulo que se olhe, um fenômeno de dimensões avassaladoras. É mais que um empreendimento. É quase uma religião, cujo princípio fundamental é lucrar muito e sempre. Uma corporação que desperta admiração, temor e espanto. É o preço do sucesso.
Sam Walton faleceu no dia 5 de abril de 1992, vítima de câncer nos ossos, deixando US$ 25 bilhões em ações para a mulher e os quatro filhos. Nesta época a rede WALMART tinha 1.900 hipermercados, mais de 430.000 funcionários e faturamento de US$ 55 bilhões. Ainda hoje, a família Walton detém 39% da empresa.
HISTÓRIA
A história da maior empresa do mundo começou apenas 55 anos. O Walmart maior rede varejista do mundo, maior companhia americana, mais poderosa cliente da indústria de bens de consumo passou de um empório a uma potência cujo as vendas equivalem ao PIB da Bélgica. Com quase 2,2 milhões de funcionários, o Walmart beira inacreditáveis 300 bilhões de dólares de vendas anuais.
Quando inaugurou o primeiro WALMART em 1962, uma febre se espalhava pelos Estados Unidos. Grandes redes promoviam descontos generosos e ameaçavam literalmente matar de inanição o comércio tradicional. Grandes fornecedores eram contra os descontos, porque temiam perder o controle do mercado com isso, e vários governos estaduais impunham restrições à prática. Sam percebeu o movimento antes da concorrência e agiu. Para conseguir oferecer aos consumidores descontos ainda maiores que os rivais, ele diminuiu custos, cortou margens de lucro e passou a faca nas despesas. Promoveu uma revolução nos processos de logística em torno do seu negócio e soube utilizar a tecnologia de maneira eficiente para controlar os estoques e derrubar ainda mais os custos. Informatizou a empresa em 1966 e fez do WALMART um modelo de eficiência e controle de inventários que encantou especialistas em administração e permitiu que a família Walton criasse a maior empresa do mundo vendendo barato.
O Wal-Mart triplicou em dez anos
Evolução do faturamento de 1996 a 2005
1996 89 bilhões de dólares
2000 156 bilhões de dólares
2003 230 bilhões de dólares
2005 292(1) bilhões de dólares
(1) 12 meses até abril
Fonte: empresa
Nunca houve uma empresa com tal dimensão. Num desafio às leis estatísticas, o varejista não para de crescer -- 14% anuais, em média, nos últimos dez anos.
O WalMart funciona para a economia global como uma versão real da teórica "mão invisível" que regula o mercado, postulada pelo economista escocês Adam Smith. Tamanho é o conhecimento dos consumidores e dos mais de 60 000 fornecedores dispersos por 70 países -- todas as vendas são registradas na maior base de dados civil do mundo. A empresa atua como uma enorme bolsa de mercadorias ao casar a oferta com a demanda para estabelecer seus preços. O WalMart foi responsável por um oitavo do aumento da produtividade de toda a economia americana. Depois da morte de Sam Walton, os executivos do WalMart souberam embarcar com sucesso nas duas maiores ondas que
...