TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Humanismo Em Ciências Sociais

Por:   •  17/8/2015  •  Dissertação  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

o humanismo prega a igualdade social, o aluno em contato com problemas reais para solucioná-los, onde a relação professor-aluno tem muita importância.

É de suma importância que os educadores saiam dos seu campo ideológico particularizado para um debate aberto e coletivizado que possibilite um diálogo e uma aprendizagem socializadora, expondo suas experiências na busca por uma educação mais responsável e mais instigante no tocante ao aprendizado do ser humano em sua totalidade.

O Behaviorismo pode ser considerado uma versão extrema do Associacionismo, focalizando inteiramente a associação entre um estímulo observado e uma resposta observada. O Behaviorismo afirma que a ciência da Psicologia deveria tratar apenas do comportamento observável. , também chamado comportamentalismo, ou comportamentismo As teorias behavioristas sustentam uma perspectiva optimista e omnipotente da educação, em que a base é a organização das situações, através da selecção e associação de estímulos. A necessidade de demarcação relativamente à psicologia da consciência conduziu os behavioristas a uma concepção limitada e simplista do comportamento, não abrangendo muitos comportamentos humanos complexos (pensamento, linguagem, emoções e sentimentos. Embora os behavioristas tenham começado seus estudos com base na observação dos elementos sensoriais colocados por Wundt, as duas escolas (Gestalt e Behaviorismo) acabaram com visões opostas entre si.
A Gestalt fez críticas exatamente aos elementos sensoriais que faziam a base da escola de Wundt, e, posteriormente, aos behavioristas pelo modelo de E-R (estímulo-resposta) que seguiam na observação do comportamento humano. A Psicologia da Gestalt trabalha com a percepção humana, de maneira que, para os psicólogos gestaltistas, essa percepção vai muito além daquilo que os olhos veem, isto é, além do que os elementos sensoriais indicam. Atualmente, observa-se que é uma abordagem bem aceita no atendimento clínico focal. Assim como os behavioristas, os gestaltistas também definem a Psicologia como ciência que estuda o comportamento. Contrariamente aos postulados teóricos defendidos pelo Behaviorismo e pela Gestalt, para a Psicanálise, a vida psíquica não se resume aos fatores conscientes (percepção, atenção, memória, intencionalidade etc.), mas também às manifestações inconscientes. Nesse sentido, a Psicanálise busca compreender o funcionamento da vida psíquica, tendo como referencial o método interpretativo, buscando o significado oculto do que é manifesto por meio de ações ou palavras, ou, ainda, por meio dos sonhos, dos delírios e dos atos falhos. Em uma visão mais abrangente, a Psicanálise pode ainda contribuir no entendimento, por exemplo, das novas formas de sofrimento psíquico e do excesso de individualismo no mundo contemporâneo.
O Humanismo representa uma abordagem que busca a humanização entre as relações. Desse modo, para os humanistas, não há ser humano superior ou inferior, ou seja, todos somos iguais. O Humanismo prega a liberdade de pensamento, estabelecendo uma aprendizagem que se volte à originalidade, à criatividade, à autonomia, ao buscar a autoiniciativa na aquisição dos conhecimentos, isto é, na aprendizagem. Assim, o processo de ensino vai depender do caráter individual de cada professor e em como ele se relaciona com cada aluno. Neste caso, a característica básica que um professor deve ter é a habilidade de compreender-se e compreender os outros.
Para mim o humanismo é muito interessante e importante, segundo eles somos todos iguais não importando se por cor, raça ou religião. Pregando a liberdade e pensamento da aprendizagem, buscando a habilidade de apreender e compreender uns aos outros.

O Behaviorismo tem como objetivo de estudo o comportamento, por isso também é conhecido como comportamentalismo, esta corrente psicológica é aplicada na educação em métodos de ensino programado, que consiste na observação de que o conteúdo deve ser apresentado em unidades simples e envolventes, com retorno imediato.
Gestalt inicialmente foi de encontro com o behavirorismo pelo modelo estimulo-resposta, que seguiam na observação do comportamento humano. A psicologia de Gestalt ou psicologia da Boa Forma, trabalha com a percepção humana, que vai muito além daquilo que os olhos vêem, segundo esta teoria o cérebro funciona com todos os seus elementos ao mesmo tempo.
A psicanálise busca conhecer o inconsciente humano, para a mesma, a vida psíquica não se resume aos fatores conscientes, como defendia o Behaviorismo e Gestalt, mas também aos fatores inconscientes. Umas das contribuições dessa teoria para a educação foi a relação do vínculo afetivo entre aluno e professor, onde existe a transferência positiva e negativa. A positiva como o próprio nome diz, expõe o sentimento de amor, confiança pelo professor, já a negativa expressa o ódio e a desconfiança. Da mesma forma, o professor pode desenvolver mais afinidade por um aluno, isso Freud nomeou de contra-transferência.
Para o humanismo não existe ser humano inferior ou superior, ou seja, somos todos iguais. O humanismo propõe que o aluno seja colocado em contato com problemas de sua vida cotidiana para que possa aprender a solucioná-los. No humanismo o professor assume o papel de facilitador da aprendizagem do aluno, aceitando-o como é. Nessa abordagem a relação professor-aluno é que ganha importância.

O Behaviorismo se preocupa com o sentido dos pensamentos e das concepções, por meio de unidades analíticas respostas e estímulos, através de métodos, onde são analisado o comportamento. A possibilidade de aplicação e no estimulo de o professor fazer o aluno a falar e se preocupar com o resultado fazendo ele mesmo achar a solução.
A psicologia da Gestalt trabalha com a percepção humana, isso pode ser observado onde o indivíduo tem sensações diante de uma ilusão óptica. Sua limitação na educação e muitas vezes no preparo dos professores para passar uma técnica de tal forma.
Psicanálise esse método de investigação que busca conhecer e compreender a dimensão profunda o inconsciente humano. Para educação contribui nos relacionamentos entre professor e aluno. Tendo como limitação e a transferência de percebeção entre os indivíduos que podem se interpretadas de maneiras positivas e negativas.
Humanismo essa teoria vê o seres humanos todos iguais não tendo superiores nem inferiores. As possibilidades e estimular o aluno para resolver os resolver os seus próprios problemas. Mas muitas vezes a desinteresse do professor em expor a matéria, ocasionando, falta de motivação entre ambos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com