O Impacto das redes sociais na formação da Cidadania em africa
Por: Atuacale • 7/6/2018 • Projeto de pesquisa • 4.221 Palavras (17 Páginas) • 475 Visualizações
O Impacto das redes sociais na formação da cidadania em África Caso de estudo Bairros de Mahate e Muxara Ambasse Abacar Tuacale Pemba, Junho de 2018 |
O Impacto das redes sociais na formação da cidadania Africana
Caso de estudo Bairros de Mahate e Muxara
Proposta de tema para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade de Ciências Sociais e Politica – Universidade Católica de Moçambique que servira para elaboração da Monografia. |
Ambasse Abacar Tuacale – N.º 20/14
Supervisor:
Prof. Dr. Pe. Eduardo A. Roca Oliver
Pemba, Junho de 2018
Índice
O Impacto das redes sociais na formação da cidadania em África: Caso de estudo Bairros de Mahate e Muxara 3
Problema 3
Justificativa 3
Relevância do estudo 3
Objectivos 4
Resumo de fundamento teórico 6
Redes sociais 6
Redes sociais digitais 6
Cidadania 7
Cidadania nas redes sociais 8
Cidadania digital 9
O uso das redes sociais em Moçambique 9
As redes sociais e os seus afectos na vida humana 10
Resumo metodológico 12
Métodos da pesquisa 12
Tipo de pesquisa 12
Universo de estudo 12
Amostra 12
Tipo de amostra 13
Técnicas de colecta de dados 13
Organograma das actividades 14
Orçamento de Despesas 14
Bibliografia 16
O Impacto das redes sociais na formação da cidadania em África: Caso de estudo Bairros de Mahate e Muxara
Problema
O uso estendido de varias redes sociais especialmente entre adolescentes e jovens está marcando pautas de comportamento, modelos de identidade e até impõe referentes que impactam criticamente contra os valores tradicionais e culturais. Ao mesmo tempo certos modelos globalizam-se e com o passar do tempo provocam a progressiva transformação ou então, o desaparecimento dos modelos vigorantes dentro de uma sociedade. Estuda-se neste trabalho o impacto das redes sociais na configuração de um novo modelo de identidade nas camadas juvenis moçambicanas, tomando como referente os bairros de Mahate e Muxara.
Justificativa
A constatação da presença de modelos de identidade social que entram em conflito com os modelos tradicionais, devido em parte ao uso cada vez mais estendido e frequente de determinadas redes sociais, e a necessidade de analisar o impacto destes procedimentos sobre o tecido social africano. Importa salientar aqui o facto de estas redes contar com fracos marcos de controlo de conteúdos e com uma qualidade básica de interacção crescente em que se baseiam, provocando colectivos geradores de modelos de identidade muito poderosos entre os jovens nos bairros humildes e marginais africanos. A assimilação de modelos importados está também ligada com a falta de recursos e condições básicas de desenvolvimento integral. Podendo-se precisar assim um impacto real das redes sociais nos modelos de identidade e desenvolvimento escolhidos pelos jovens para as suas vidas presentes e futuras. Estudar em que medida estes modelos se super põem aos modelos tradicionais ou em que medida estes ficam lesados para poder entender o impacto que referimos.
Este estudo poderá também dar conta do impacto de redes sociais em positivo ou em negativo, face ao desenvolvimento integral que é uma prioridade em África. Também se poderá perceber como determinados conteúdos das redes, de acesso demasiado fácil, pela falta de restrições, podem ser ao longo prazo, determinantes para configurar condutas sociais.
Relevância do estudo
Sendo com que a elaboração desse projecto permite analisar como as redes sociais influenciam o comportamento dos seus usuários dentro da sociedade. Esta influência abrange todas áreas, a partir da política até a área rural, também, pode-se dizer que as redes sociais hoje são imprescindíveis nas relações interpessoais e como um meio de difundir informações em tempo real, isto tudo, faz com que assuma uma relevância significativa no âmbito do curso de Ética, Cidadania e Desenvolvimento, e também pelo facto de configurar novos modelos sociais, em que há muita dependência da tecnologia.
Objectivos
Objectivo geral:
- Analisar como as redes sociais influenciam e faz mudanças na vida pessoal e social daqueles que usam constantemente nos bairros de Mahate e Muxara (Pemba – Cabo Delgado).
Objectivos específicos
Este estudo, tem como objectivos específicos:
- Descrever como elas são recebidas pela camada adolescente e juvenil, quais são as dominantes e porquê?
- Compreender como é a forma de interacção das redes sociais, por parte dos jovens e adolescentes,
- Apreciar se há mudanças culturais e novos modos de vida influenciadas pelo uso das redes sociais,
- Apontar a influência destes processos nos dinamismos de desenvolvimento.
Delimitação do tema
De acordo com Marconi e Lakatos (2003, p. 162) “delimitar a pesquisa é estabelecer limites para a investigação”. Sendo o mundo das redes sociais hoje bastante abrangente, nesta investigação optou-se por estudar as redes (o Fecebook e Whatsapp) por serem as de maior popularidade e uso, e pela facilidade de acesso a elas (telefones de baixa gama permitem aceder). O estudo também se limita à camada adolescente e juvenil. Assim de entre todas as redes sociais se estudarão aqui as que um maior impacto visível provocam nestas faixas etárias. Por isso, o tema ficará assim integrado no âmbito da formação da cidadania africana desde as perspectivas sociológica e ética (axiológica).
...