O Menino Marrom
Trabalho Escolar: O Menino Marrom. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: natalia2501 • 26/6/2014 • 308 Palavras (2 Páginas) • 7.741 Visualizações
Apresentação
Nome do Livro: O Menino Marrom
Nome do autor: Ziraldo Alves Pinto
Nome do Ilustrador: Ziraldo Alves Pinto
Número de páginas: 32
Ano da edição e nº da edição: 2009 /40º Edição
Nome e cidade da editora: Editora Melhoramentos/São Paulo
Resumo da obra
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬O Menino Marrom conta a historia da amizade entre dois meninos, um negro e um branco. Através da convivência aventureira dessas crianças ao longo de suas vidas, o autor pontua as diferenças humanas, realçando os preconceitos em alguns momentos.
Características da obra
Tema: Étnico e racial
Tipo de narrador: 3ª pessoa
Principais personagens: Menino marrom e o menino cor-de-rosa
Linguagem: Poética de simples entendimento
Enredo: Embora, diferentes na cor da pele, não os faziam diferentes um do outro. Os dois sempre faziam os deveres juntos, gostavam das mesmas brincadeiras, sempre estavam sorrindo, enfim gostavam das mesmas coisas. Expõe que quanto à raça, um admira o outro, e que se completam como verdadeiros amigos.
Desfecho: Descobriram na questão dos segredos que envolvem o colorido da vida, e o que os meninos mais se encantavam, foi descobrir o porquê de tudo, e especialmente se tratando de cores, descobriram que marrom, é a união de todas as cores paradas e, branco, a união de todas as cores em movimento. E que não existem ninguém preto e ninguém branco e que todos são como são,independentes da sua cor.
Indicação da obra
Leitor com alguma experiência de leitura
Atividade para sala de aula
Primeiramente iria ler a história e depois ter uma roda da conversa sobre preconceitos e das discriminações raciais. E como objetivo que devemos dar um basta nesse tipo de comportamento. Então, fazer um levantamento de palavras que gostariam de poder abolir do vocabulário, como discriminação, vergonha, preconceito, incompreensão, injustiça, humilhação, desrespeito, violência, intolerância, desigualdade…..
E, aproveitando para trabalhar ortografia, esse conjunto de palavras acabaria fazendo parte de um exercício ditado, que seria colado em suas próprias mãos desenhadas e recortadas, resultando num belo e significativo mural.
...