O Portfólio Individual
Por: Andersonfel • 29/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.219 Palavras (5 Páginas) • 144 Visualizações
Introdução
Este trabalho tem como objetivo proporcionar entendimento sobre o assunto abordado no artigo “Santa Casa De SP recua e suspende demissões”, publicado em 20/01/2015 no Jornal O Estado de São Paulo. A Gestão de Pessoas tornou-se um desafio dentro das organizações publicas ou privadas, devido as grandes mudanças nas formas de pensar e agir dentro dos Recursos Humanos. Hoje não basta apenas ter bons funcionários, mas ter a base da organização solida, com pessoas capacitadas para analisar e projetar a forma correta de administrar baseando-se nas informações adquiridas para fazer um comparativo entre o necessário e o abusivo. De qualquer forma, não gostaríamos de estar no lugar destes administradores
A partir do artigo “Santa Casa De SP recua e suspende demissões”, publicado em 20/01/2015 no Jornal O Estado de São Paulo, podemos afirmar que hoje, mesmo sendo uma organização com grande capacidade de recurso e reconhecida no país a Santa Casa de SP deixou de lado os recursos disponibilizados por uma Gestão e um Sistema de Informação adequado, para realizar a devida analise da necessidade do numero de funcionários da organização. Tendo em vista que não seria necessário muito recurso já que esta tão obvia a grande diferença de necessidade, já que seria necessário apenas 23,8% do numero de funcionários do seu quadro, ou seja, 76,2% dos funcionários seriam dispensados sem uma justificativa cabível, pois por uma má administração, pais de família, pessoas que contam com seus salários para sustentar suas famílias, estão sem emprego. Houve falta de planejamento estratégico.
As decisões têm efeitos imediatos em termos de comprometimento, competência, congruência e custo, e também de longo prazo, como o bem-estar dos empregados, efetividade organizacional e bem-estar social. As políticas têm efeitos circulares, o que deve ser reconhecido ao serem traçadas e implementadas.
(Staehle, 1990).
O afastamento dos funcionários foi uma maneira que os administradores encontraram de ganhar tempo e tentar solucionar de forma eficaz o problema para que não haja tantas demissões.
A demissão de 1.100 funcionários esta diretamente ligada à microeconomia, pois e baseando-se no funcionamento da oferta e da demanda que os administradores estariam se baseando. Não há necessidade e nem capacidade da Santa Casa de sustentar 76,2% dos funcionários no qual estão de certa forma “sobrando” e gerando gastos desnecessários.
Baseando-se na saúde da população do Brasil posso afirmar que a crise financeira não esta necessariamente ligada à macroeconomia, pois a estrutura da mesma compõe-se de 5 mercados; Mercado de Bens e Serviços, Mercado de Trabalho, Mercado Monetário, Mercado de Títulos, Mercado de Divisas. A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos.
A decisão de voltar atrás e não demitir os funcionários caracteriza-se sim como um ato de ética, não justificando a forma como seriam feitas tantas demissões em um curto espaço de tempo, a melhor forma foi optar pelo afastamento ate achar uma solução cabível que não afetasse tanto os funcionários, que de certa forma não tinha nada a ver com a crise.
A partir do uso de um sistema informação, a administração de uma organização conseguiria se basear a partir de dados plausíveis de que forma sairia desta crise. A partir dos dados de gastos; material menos necessário, fornecedores mais baratos, redução de algum tipo de material ou despesa desnecessária. Tudo isso baseando-se nas informações obtidas dentro da própria organização, poderiam recolocar estes profissionais de uma forma diferenciada para que não fosse necessário a demissão dos mesmos.
O conhecimento é um valor essencial para pessoas que são responsáveis pelo processo de tomada de decisão. Se por um lado a tecnologia e o desenvolvimento das redes de comunicações possibilitam a difusão do conhecimento, por outro lado impulsionam a publicação direta da fonte ao consumidor. Este contexto propaga falta de padrões para oferta de documentos ou informação na rede de informação e, consequentemente, dificulta a busca e a recuperação da informação.
O processamento da informação é uma atividade complexa, uma vez que, dependendo do contexto e do domínio do conhecimento, pode ter significados diversos, ou seja, um termo ora representa um conceito, ora pode representar outro e constituir relações conceituais diferentes.
As empresas têm enfrentado diversas dificuldades para alcançar seus objetivos e conseguir o sucesso desejado, porém isso vem influenciado e afetando toda a sua estrutura e composição, como seus funcionários e sua rotina de trabalho. Essas dificuldades, muitas vezes, impedem os sistemas de informações de alcançar sua finalidade e obter resultados para a empresa, sendo que, na verdade para que isso tudo aconteça, é necessário um esforço de todas as partes da organização.
“Toda empresa moderna e preocupada com sua perenidade e competitividade deve também focar seus esforços na atuação e organização das atividades de Planejamento Estratégico, Sistemas de Informação e Gestão da Tecnologia da Informação”.
...