O Processo De Socialização
Trabalho Universitário: O Processo De Socialização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Flaavia • 19/10/2013 • 539 Palavras (3 Páginas) • 237 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Ciências Sociais
NOME - Flávia de Souza Teles RA - 6814007383
Atividade de Autodesenvolvimento
Aula tema 3: O indivíduo e a sociedade
Valparaíso de Goiás – GO, Outubro de 2013
Introdução
Este trabalho tem como objetivo revelar o processo de socialização que o ser humano passa desde o seu nascimento, demonstrando as adaptações sofridas no decorrer de sua vida e também sua influência no ambiente em que está inserido, além de citar um exemplo de vida pessoal.
O processo de socialização
Desde nosso nascimento vivemos em constante socialização, o primeiro ambiente normalmente é o hospital, onde temos nosso primeiro contato com o meio externo, desde então vamos adquirindo reações e maneiras de agir com aquele novo ambiente. Geralmente, a primeira reação de um bebê é o choro, com isso recebe um carinho seja dos(as) enfermeiros(as) ou dos próprios pais e a partir de então já estabelece-se uma maneira de reagir com àquele contato, talvez chore mais ou sinta-se protegido e venha a calar-se, mas sempre apresentará uma reação.
Após sair daquele ambiente, passará a conhecer um novo, que é sua própria casa, provavelmente receberá muitas visitas o que contribuirá para o seu desenvolvimento. Toda aquela movimentação observada desde pequeno, a maneira das pessoas o tratarem influenciará em seu crescimento, com isso ele passará por adaptações ao ambiente em que está inserido e irá demonstrando vagarosamente tudo que está aprendendo, desde a mexer as mãos e os pés, rastejar, andar, falar, querer comer sozinho, dentre outros exemplos, portanto o ambiente familiar é de suma importância para a socialização de uma criança.
Logo quando começa a agir sozinha a criança passa a frequentar mais um ambiente que é a escola, onde sofre inúmeras adaptações, aprende a conviver com diversas outras crianças, cada uma vinda de um ambiente diferente, com um pensamento diferente, com maneiras de agir diferenciadas. Cito como exemplo o início da minha vida escolar, a princípio trazia uma ansiedade imensa de descobrir como era a escola, mas quando entrei na sala de aula acabei tendo um pouco de medo e uma certa insegurança já que nunca tinha me afastado dos meus pais e nem ficado em meio a tanta criança da minha idade. O fato de ter que obedecer uma professora também me acarretou medo, pois não sabia como ela era, se era bem ou mal humorada, se ela gostava ou não de ser professora, se gostava de crianças, etc., mas tudo foi caminhando bem no decorrer dos dias, tanto eu como os(as) outros(as) alunos(as) fomos nos adaptando com aquela nova fase da vida.
Sendo assim, podemos dizer que nós seres humanos estamos sempre em constante socialização, pois sofremos influência do meio em que estamos e ao mesmo tempo passamos nossos métodos e costumes para o mesmo.
...