O QUE SIGNIFICA CONFESSAR PECADOS?
Por: chapeuzinho • 28/4/2015 • Resenha • 958 Palavras (4 Páginas) • 105 Visualizações
19 de dezembro às 21:37 · Editado ·
O QUE SIGNIFICA CONFESSAR PECADOS?
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1 João 1: 9.
Este texto é muito usado para justiçar a prática de pecado. De fato, esse texto tomado sem uma compreensão devida poderá servir para justificar a prática do pecado. Mas, o texto não é nada disso, pelo contrário, visa a nossa libertação total do pecado. Ele fala de confissão, perdão e purificação de toda a injustiça. Purificação de toda injustiça é a remoção da causa da produção de pecados. É a purificação do indivíduo pela extração da velha natureza pecadora, por meio da sua morte com Cristo na cruz.
“Se confessarmos os nossos pecados...”. Confessar é homologar. Significa dizer o que já foi tido, falar a mesma coisa. Homologar ou confessar a Palavra de Deus é dizer o que Deus disse. O que Deus disse em Sua Palavra, é isso que eu confesso ou homologo pela fé. Você não pode confessar o que você quer, mas só pode confessar o que Deus disse. Nós confessamos a verdade que Deus já estabeleceu e revelou para nós. Ao confessar o pecado, dizemos sobre ele a mesma coisa que Deus diz dele. O nosso pecado é a nossa sentença de morte. “Cada um morrerá por causa do seu próprio pecado” (Jeremias 31: 30). “A pessoa que pecar é que morrerá” (Ezequiel 18: 4). “O salário do pecado é a morte” (Romanos 6: 23). Meu pecado é a minha sentença de morte. Quem confessa pecado é digno de morte. Quando confessamos pecado estamos dizendo perante Deus que somos dignos de morte. Que estamos condenados à morte e que a morte é a nossa merecida punição. Muitos chegam a Cristo por motivos diversos: procurando cura, bênção, sucesso, prosperidade material, melhora para suas vidas, soluções para suas mazelas etc. Não chegam a Cristo entendendo a gravidade da sua situação, a gravidade do seu caso. Quando alguém confessa pecado no sentido real do seu significado, está entendendo a gravidade do seu caso. Está dizendo que é digno de morte e que está pronto a morrer para ser liberto totalmente do pecado. Está dizendo: estou pronto para morrer e receber em mim, a vida de Cristo. “Estou crucificado com Cristo, e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim...”. Gálatas 2: 20.
Quando alguém confessa pecado no sentido verdadeiro da confissão, está pronto para tomar a cruz, isto é, morrer, porque o salario do pecado é a morte (Romanos 6: 23). Merecíamos morrer por nossos pecados. E, de fato, morremos, embora não em nossa própria pessoa, mas na pessoa de Jesus Cristo que nos uniu a Ele, na sua morte nos levando a morrer com Ele para o pecado. Quando aceitamos a nossa morte com Cristo na cruz, o Senhor não somente perdoa, mas também nos purifica de toda injustiça (1 João 1: 9).
Deus não se mostrou a nós somente nos perdoando, porque Ele não deseja para si um povo apenas perdoado, mas puro assim como Ele é puro. “Ao puro te revelas puro, mas com o perverso reages à altura” (Salmo 18.26). Deus reage contra o pecado. Deus jamais se manifestará dentro de você, em cima do seu pecado. O perdão não nos custa nada, mas custou muito para Deus. Custou a vida de seu Filho. Já a purificação nos custa a perda da nossa vida pecadora, do nosso Eu e do nosso homem velho. Tudo isto se resume num só texto bíblico: “o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras” (Tito 2: 14). “Toda iniquidade” foi totalmente extinta de nós, ficamos purificados por meio da nossa morte com Cristo na cruz. E agora, Cristo que é puro, pode se manifestar em nós com toda a Sua pureza.
...