O QUE É GESTÃO DA OPERAÇÃO
Projeto de pesquisa: O QUE É GESTÃO DA OPERAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: neilsonwilker • 11/2/2015 • Projeto de pesquisa • 883 Palavras (4 Páginas) • 156 Visualizações
UMO
GESTÃO OPERACIONAL
TURMA: 3321
CHARLIANE RODRIGUES MOREIRA
PROFESSOR: FRANCISCO FARIAS
CAUCAIA – CE
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
1.1 O QUE É GESTÃO OPERACIONAL
1.2 BENEFICIOS DA GESTÃO OPERACIONAL
2 PROBLEMAS OPERACIONAIS
2.1 COMO IDENTIFICAR OS PROBLEMAS
2.2 QUALIDADE TOTAL
3 SETORES DA EMPRESA ENVOLVIDO COM GESTÃO OPERACIONAL
4 REFERENCIAIS
1 INTRODUÇÃO
Nesse trabalho é feito o resumo do livro Gestão Operacional - Marketing. O resumo dos capítulos 4 e 5 falam que uma empresa se destaca por meios de suas políticas comerciais atrativas e atendimento aos clientes, bons produtos ou serviços, mas para a empresa ter tudo isso ela precisa ter uma boa gestão operacional.
As operações e processos de uma empresa não podem ser encarados de forma a não receber a devida importância e acompanhamento constante. Os processos e operações são a estrutura que gera os resultados, sejam eles negativos ou positivos, mas apenas por intermédio dessa logística interna e/ou externa é que se atinge um ponto qualquer da performance empresarial.
1.1 O QUE É GESTÃO OPERACIONAL.
O modulo de gestão operacional permite que sua equipe faça o planejamento anual de ensino corporativo, defina os perfis adequados a cada tipo de atividade oferecida, seleciona a infra-estrutura necessária para cada treinamento, verifica a eficiência do ensino aplicado ao longo dos treinamento.
Esta metodologia permite que a sua implementação origine processos de planejamento e controla forma de possibilita e controla
resultados e oferecer uma visão clara de decisões a tomar.
1.2 BENEFICIOS DA GESTÃO OPERACIONAL
Proporciona aderência a normas de qualidade da certificação adquirida pela organização;
Identificação de gaps de treinamento para adequação as normas;
Possibilita auditorias internas;
Auxilio em auditorias externas para manutenção e certificação de qualidade;
Controle logístico e operacional;
Administração financeira dos investimentos realizados;
Avaliação de reação e eficácia de treinamento efetuados;
2 PROBLEMAS OPERACIONAIS
Os problemas operacionais sempre podem ser sanados e os processos aprimorados, Independentemente do tamanho da empresa e das circunstâncias atuais. As deficiências e os problemas devem ser identificados, utilizando ferramentas que abranjam todas as áreas da empresa, sejam elas administração, financeira, comercial, recursos humanos, marketing, estoque, cadeia de fornecimento, produção, contabilidade, TI, etc. Entretanto, um profissional deve ser direcionado ou contratado para assumir a função de uma diretoria ou gerência operacional. Apenas tal providencia poderá trazer maior previsibilidade aos processos e operações, de forma a torna-los mais eficient elucrativos.
As empresas preocupam-se com a sua localização, os seus produtos ou serviços, preços e prazos, entre outras questões, mas a atenção deve ser direcionada aos seus clientes internos e externos, também, pois são clientes geradores de ativos, cujo desempenho global será comprometido pelos problemas operacionais e erros de processos, gerando insatisfações mútuas.
É fato, toda empresa depende
de seus processos e operações para gerar resultados, riquezas e garantir sua sobrevivência, e muitos são os recursos que o gerente de operações tem ao seu dispor para medir o desempenho, não apenas para determinar onde estão os
problemas, mas para adotar as soluções necessárias e corrigi-los, criando e fixando referenciais de excelência, os quais poderão demonstrar com muita rapidez qualquer desvio de padrão futuro.
2.1 COMO IDENTIFICAR ONDE ESTÃO OS PROBLEMAS
A melhora e restruturação dos processos da empresa podem ser
atingidas
...