O QUE É SOCIOLOGIA
Por: 021096 • 28/10/2015 • Dissertação • 597 Palavras (3 Páginas) • 128 Visualizações
O QUE É SOCIOLOGIA?
Ao analisar a palavra Sociologia, a primeira impressão que nos vem é o termo sociedade, e por consequência o convívio das pessoas nesse ambiente, seus costumes, forma de pensar e agir, os tipos de cultura, e diversos outros fatores que construimos e aprendemos com as pessoas.
Tendo isso em vista, pode-se pressupor que a sociologia é a ciência que estuda o convício do individuo dentro do seu meio de convívio social. Ela surge com o objetivo de estudar as pessoas e sua forma de lidar tanto sozinho quanto em sociedade.
CRIAÇÃO DA SOCIOLOGIA
As revoluções Industriais e Francesas foram o estopim para o surgimento da sociologia que hoje conhecemos e estudamos, tanto no período escolar como durante nosso convívio dentro da sociedade, o que se torna um aprendizado constante. Ambas as revoluções aconteceram na Europa no século XIX, período em que o país estava sofrendo grandes transformações, principalmente econômica, pois as industrias da época estavam se expandindo, bem como a urbanização das cidades, o que tem por consequência o surgimento de um aera capitalista.
Durante esse tempo, em que as sociedades em si passavam por grandes transformações, foi gerado em decorrência disso a necessidade de algum meio para sanar os problemas causados na comunidade provenientes das transformações sofridas, e a partir disso surge a sociologia, e dentro dela seus pesquisadores, que se preocupam e procuram entender o meio em que estão inseridos, isso como forma de mudar para melhor o convício nesse meio social. A partir disso surgem os ícones que estudaram esses fenômenos sociais, conhecidos mais precisamente como filósofos.
PRIMEIRO FILÓSOFO DA SOCIOLOGIA
Um dos primeiros filósofos e sociólogos criador do termo conhecido hoje por nós chamado Sociologia chama-se Isidore Auguste Marie François Xavier Comte, mais conhecido como Ausguste Comte. Foi também o fundador da corrente de pensamento designada como Positivismo. Sendo um dos primeiros sociólogos, procurava entender como era organizada a sociedade, partia então daí os estudos dessa ciência complexa.
Comte é de origem francesa, nasceu em 19 de Janeiro de 1798, na cidade de Montpellier, desde muito pequeno já era notado por sua grande capacidade intelectual e de memória, um verdadeiro prodígio na época. Foi na cidade em que nasceu e cresceu que Comte deu início a vida estudantil.
Seu pai era tesoureiro da Receita Geral do Arauto. Sua mãe pertencia a uma família de médicos. Estes pequenos burgueses professavam opiniões católicas e monarquistas das quais seu filho libertar-se- ia muito cedo. Comte parece não ter conhecido a doçura das carícias maternais. A partir dos nove anos foi internado no liceu de Montpellier. Nenhuma influência feminina formatou sua alma jovem às expansões da ternura. Não nos espantemos pois se aqueles que o conheceram adolescente nos falam de sua natureza precocemente séria e de seu caráter difícil: a autoridade somente lhe foi revelada sob o aspecto de uma disciplina uniforme contra a qual revoltou-se todo o vigor original de sua personalidade . (Gustavo Korte).
Quando tinha apenas16 anos de idade, ingressou seus estudos
...