O Que é A Quiropraxia
Tese: O Que é A Quiropraxia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: caiorsini • 10/10/2014 • Tese • 1.359 Palavras (6 Páginas) • 229 Visualizações
O que é a Quiropraxia?
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.
Os conceitos e os princípios que distinguem e diferenciam a filosofia da Quiropraxia de outras profissões de saúde são de grande importância para a maioria dos quiropraxistas e influenciam profundamente a atitude e a abordagem destes em relação à atenção à saúde.
A relação entre a estrutura, particularmente a coluna vertebral e o sistema músculo-esquelético, e a função, especialmente coordenadas pelo sistema nervoso, constitui a essência da Quiropraxia e o seu enfoque para a restauração e preservação da saúde.
Hipoteticamente, conseqüências neurofisiológicas significativas podem ocorrer como resultado de distúrbios funcionais mecânicos da coluna vertebral, descritos pelos quiropraxistas através do termo subluxação ou complexo de subluxação.
O exercício da Quiropraxia enfatiza o tratamento conservador do sistema neuro-músculo-esquelético, sem o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Causas e conseqüências biopsicossociais também são fatores significativos na abordagem do paciente.
História da Quiropraxia
Embora a manipulação da coluna se remonte aos tempos de Hipócrates e médicos da Grécia antiga, a descoberta da Quiropraxia é atribuída a D.D. Palmer em 1895, com a primeira escola para a formação de quiropraxistas iniciada na cidade de Davenport, estado de Iowa, nos Estados Unidos da América em 1897.
Palmer desenvolveu a Teoria da Quiropraxia e seu método inspirando-se em diversas fontes, incluindo a manipulação médica, “bonesetting” e a osteopatia, como também incorporou aspectos originais desenvolvidos por ele mesmo.
O termo “Quiropraxia”, derivado de duas raízes gregas: Quiro - mãos e Praxis - praticar “praticar com as mãos”, é atribuido a D.D. Palmer e lhe foi dado por um paciente o Reverendo Samuel Weed.
A Quiropraxia se desenvolveu nos Estados Unidos da América durante um período de reformas significativas na formação médica e no seu exercício profissional. Nesta época havia uma grande variedade de opções de tratamento, tanto dentro da medicina convencional, como entre outras inúmeras abordagens alternativas no cuidado da saúde.
Datas Marcantes:
1895- D.D. Palmer desenvolve o conceito da quiropraxia e começa a praticar em Davenport, Iowa.
1897- A Escola Palmer de Quiropraxia, primeira instituição educacional em Quiropraxia, é fundada.
1905- Minnesota se torna o primeiro estado dos Estados Unidos a reconhecer e licenciar a prática da Quiropraxia. A Louisiana foi o último estado a fazê-lo em 1974.
1923- Alberta se torna a primeira província a licenciar a prática da Quiropraxia no Canadá. Ontário a seguinte em 1925, e New Foundland a última em 1992.
1933- O “Conselho dos Estados Unidos de Conselhos Estaduais Examinadores da Quiropraxia” é estabelecido, com um mandato para definir padrões unificados para a licenciatura. Renomeado “Federação de Conselhos de Licenciatura da Quiropraxia” em 1974.
1939- O cantão de Zunique, Suíça, se torna a primeira Jurisdição fora da América do Norte, a iniciar a prática da Quiropraxia.
1944- A “Fundação para Educação e Pesquisa em Quirpraxia” é estabelecida e continua sendo a principal agência da profissão para o financiamento de bolsas de estudo para pós-graduação e pesquisa.
1963- O “Conselho Nacional de Examinadores de Quiropraxia” é estabelecido para promover consistência e reciprocidade entre os conselhos examinadores dos estados.
1974- O “Conselho dos Estados Unidos de Educação em Quiropraxia” é reconhecido pelo Governo Federal como agência credenciadora para escolas de Quiropraxia. Isso leva ao aparecimento de agências credenciadoras filiadas no Canadá, Europa e Austrália/Nova Zelândia.
1979- A “Quiropraxia na Nova Zelândia”, o relatório da comissão Neo-Zelandeza de inquérito sobre a Quiropraxia é publicado. Essa foi a primeira comissão governamental judicial, ouvindo evidências sob interrogatórios cruzados, quando examinando pacientes, quiropraxistas, médicos e outros, quanto ao papel da profissão de Quiropraxia. As recomendações da comissão endossam firmemente os serviços da Quiropraxia e pedem a cooperação da Medicina. O relatório tem um tremendo impacto internacional.
1987- Uma decisão final no caso “Wilk versus Associação Médica Americana” é emitida, abrindo o caminho para uma cooperação muito maior entre médicos e quiropraxistas, na educação, pesquisa e prática nos Estados Unidos e internacionalmente.
1988- A “Federação Mundial de Quiropraxia” é formada. A “FMQ”, cujos membros são associações nacionais de Quiropraxia em mais de 70 países, passa a ter relações oficiais com a “Organização Mundial de Saúde (OMS)” como uma organização não governamental, ou “ONG”, em janeiro de 1997.
1993- O “Relatório Manga” no Canadá, o primeiro relatório comissionado pelo Governo por economistas em saúde para examinar o custo-benefício dos serviços de Quiropraxia, recomenda um papel fundamental para a Quiropraxia no caso de pacientes com dores nas costas, baseado em segurança, custo-benefício e preferência dos pacientes e conclui que isso economizará centenas de milhões de dólares, anualmente, em custos diretos com cuidados à saúde e despesas com o pagamento de empregados incapacitados de trabalharem.
1994- Painéis
...