O RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Por: Hevelan • 7/8/2019 • Relatório de pesquisa • 1.434 Palavras (6 Páginas) • 116 Visualizações
de
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Mayanna Guilherme dos Santos
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Salvador
2017
Mayanna Guilherme dos Santos
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de Estágio apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado em Serviço Social, no curso de Serviço Social da UNIME, como requisito para obtenção do grau de Bacharel.
Supervisora Acadêmica: Prof.ª Shirley B. Menezes de Paiva.
Supervisora de Campo: Andrea nogueira de Almeida.
Salvador
2017
DADOS DE IDENTIFICAÇÂO PROFISSIONAL
DADOS DO GRADUANDO
NOME: Mayanna Guilherme dos Santos
RG: 1288544561
CPF: 05762194523
ENDEREÇO: Rua José Mascarenhas Quadra 07 lote 14, Lauro de Freitas- Itinga/ BA
EMAIL: Mayannaguilherme19@hotmail.com
TELEFONES: (71) 3378-3618/ 98538-2788
CNPJ: 13937131004481
DADOS DA INSTITUÇÂO
NOME: Hospital Geral de Camaçari
AREA DE ATUAÇÂO: Serviço Social
CNPJ: 13.937.1301.0044-81
ENDEREÇO: Av. Jorge Amado, s/n bairro Jardim Limoeiro
TELEFONE: (71) 3621-2277
EMAIL: hgcamacari@hotmail.com
DADOS DA SUPERVISORA DE CAMPO
NOME: Andrea Nogueira de Almeida
TELEFONE: (71)9119-2728
EMAIL: andreia12nogueira@yahoo.com.br
CRESS: 5410
SÙMARIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 DESENVOLVIMENTO 6
Estágio I 6
Estágio II 6
Estágio III 7
2.2. O Projeto de Intervenção: Construção, execução e avaliação. 13
- INTRODUÇÃO
O estagio e aprendido como uma importante atividade que os alunos devem realizar durante o período de sua graduação, uma vez que responde a primeira aproximação com o campo de pratica do Assistente Social. Esse entendimento, por sua vez, esta atrelada á necessidade de desenvolvimento de uma mentalidade critica e analítica das oportunidades e dos problemas que norteiam à sociedade as organizações.
A finalidade do estagio, como expressa a legislação vigente, busca: propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem a serem planejados, executados, acompanhados e avaliados em conformidade com os círculos, programas e calendários escolares, conforme conta no enunciado da lei n° 6,494, de 07/ 12/ 1977, e da lei n° 8859, de 23 de março de 1994.
Como pratica de estagio, o aluno tende a desenvolver melhor as atividades exigidas na vida profissional, pois o estagio proporciona aos estudantes oportunidades de correlação do conhecimento com a prática, facilitando o processo de atualização dos conteúdos disciplinares, incentivando o desenvolvimento das potencialidades individuais e promovendo a integração escola- instituição- comunidade. Nesse contexto, o objetivo é familiarizar o acadêmico com a realidade do seu ambiente, para que possa exercitar uma visão critica do universo em que se situa sua profissão.
As normas que regem o estágio supervisionado do curso de Serviço Social encontram-se no manual de estagio do curso conforme a portaria n° 001/08, e na forma do artigo 13, capitulo vIII, do regime geral desta instituição. O objetivo deste e inteiraralunos e supervisores sobre as posições do estagio.
2 DESENVOLVIMENTO
Estágio I
O Estágio I teve 150 horas de duração e ocorreu no período de 10 de Outubro de 2015 a 06 de Maio de 2016, em turno integral entre 08h e 14hs.
O Estágio Supervisionado em Serviço Social I é o momento de aproximação junto a uma dada realidade profissional para a elaboração de estudo analítico acerca da instituição, além de compreender sobre a política setorial face às expressões da questão social e produzir registros técnicos.
Durante o estágio I foram observadas as rotinas e normas do Hospital, bem como sua estrutura física, a interação do profissional com o paciente, o desenvolvimento da equipe a relação interdisciplinar entre os membros da equipe na Clinica Pediátrica, na Emergência Adulta, UTI, Berçário e Clinica Obstétrica, com aproximadamente 30 atendimentos por dia. Observação sobre procedimentos adotados pelo Assistente Social.
Estágio II
O Estágio II teve 150 horas de duração e ocorreu no período de 17 de maio de 2016 a 06 de Outubro de 2016, em turno Integral entre as 08h e 14hs.
A realização do Estágio II junto ao Hospital Geral de Camaçari foi muito importante, pois através dele foi possível realizar uma interação junto a instituição conhecendo a realidade da função do profissional de Serviço Social.
O estagiário exercita as competências da profissão com vistas a elaborar seu projeto de intervenção, a partir das observações feitas no contato estabelecido com a instituição anteriormente, cuja proposta surge mediante demandas identificadas durante o momento inicial, dadas as observações registradas acerca do cotidiano institucional.
Aprimoramento da Anamnese Social, bem como seu preenchimento, visita aos leitos, acompanhamento social. Percebi também que o profissional ajuda a abrir portas para novos conhecimentos, como também possibilitou identificar o espaço de intervenção profissional, (bem como seu desenvolvimento), possibilitando a aproximação do exercício profissional e sua importância para população usuária do Serviço Social. Foi construída uma proposta de intervenção baseada no direitos e deveres de acompanhantes na clinica pediátrica.
...