O SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Por: Kallessa Soares • 28/3/2020 • Trabalho acadêmico • 2.344 Palavras (10 Páginas) • 180 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Serviço Social
Simone soares quintilhano
PROJETO BRINCAR
[pic 1]
Três Lagoas
2019
simone soares quintilhano
PROJETO BRINCAR
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III.
Orientador: Prof. Ademir de Sousa
Três Lagoas
2020
sumário
- Apresentação........................................................................................................2
- Justificativa...........................................................................................................2
- Objetivo..................................................................................................................3
3.1 Objetivo geral.............................................................................................3
3.2 Objetivo específico....................................................................................3
- Público alvo...........................................................................................................3
5. Metas a atingir.........................................................................................................3
6. Metodologia.............................................................................................................4
- Recursos Humanos...............................................................................................7
8. Parceiros institucionais.........................................................................................7
9. Avaliação.................................................................................................................7
10. Cronograma..........................................................................................................8
11. Referências bibliográficas...................................................................................9
- Apresentação
Compreende-se que o projeto de intervenção está relacionado a organização das ações profissionais técnicas éticas e políticas em resposta as expressões da questão social com as quais se defronta o (a) assistente social no exercício da sua profissão (CFESS, 2000).
Pensar, planejar e formular um projeto de intervenção é considerar que o mesmo deve objetivar um trabalho pautado na teoria e no conhecimento da ação que se almeja efetivar.
O projeto brincar tem como intuito apresentar e destacar a importância das brincadeiras lúdicas no desenvolvimento infantil.
Entende-se que através das brincadeiras a criança descobre um novo modelo de possibilidades, o qual favorece o desenvolvimento da sua autonomia de ação, organização, melhora sua aprendizagem em relação a linguagem, habilidades motoras, proporciona uma melhor compreensão do mundo à sua volta e contribui para um melhor desempenho em suas relações sociais.
O projeto brincar será efetuado com crianças na faixa etária de 07 a 12 anos de idade e se realizará no Acolhimento Institucional, Abrigo Jail Brasil, que está localizado no município de Andradina, São Paulo.
- Justificativa
Dentro da perspectiva do desenvolvimento infantil através do brincar, pode-se afirmar que esta questão é algo que precisa ser intensamente trabalhada dentro do cenário social.
Sabe-se que crianças em situação de risco e vulnerabilidade social muitas vezes são obrigadas a abdicar do seu direito de brincar por conta de uma violência obscura desencadeada pela prostituição infantil, tráfico de drogas, abandono, etc, estampando uma triste realidade dentro da questão social.
O acolhimento, Abrigo Jail Brasil acolhe crianças em situação de risco e vulnerabilidade social.
O projeto de intervenção “Brincar” almeja proporcionar através de brincadeiras lúdicas a preservação dos direitos das crianças desta instituição de brincar, divertir-se, recrear, interagir, direito este que é garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Artigo 16 e Parágrafo IV, 1990).
A importância do brincar também é reconhecida em diversos documentos legais nacionais e internacionais, dos quais destaca-se a Convenção dos Direitos da Criança (artigo 31), Rede Nacional da Primeira Infância.
- Objetivo
3.1 Objetivo geral
Proporcionar através do universo lúdico o fortalecimento, a autonomia, o processo de integração e o desenvolvimento da criança através do brincar.
3.2 Objetivo específico
Gerar através das brincadeiras a vivencia de vínculos afetivos e laços de companheirismo, ampliando as possibilidades de comunicação, desempenho e sociabilidade
4- Público alvo
Crianças da Casa de Acolhimento Institucional Abrigo Jail Brasil.
- Metas a atingir
A proposta será conceder ao grupo em questão atividades recreativas que venham contribuir com o desempenho dos mesmos através das brincadeiras lúdicas, a fim de que ao final do projeto se obtenha o mínimo de 80% de resultado positivo no campo de atuação.
6- Metodologia
Este projeto de intervenção será destinado ao grupo de crianças acolhidas na casa de acolhimento institucional Abrigo Jail Brasil, localizado no município de Andradina/SP. O projeto será destinado a crianças de 07 a 12 anos de idade de ambos os sexos.
...