O Suplicio Do Papai Noel
Casos: O Suplicio Do Papai Noel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MicheleFransa • 9/9/2014 • 338 Palavras (2 Páginas) • 443 Visualizações
Motivado por um acontecimento peculiar - a destruição, por religiosos, de um boneco de Papai Noel na Catedral de Dijon, na França - Lévi-Strauss lança reflexão sobre o que este ato, somado à crítica religiosa de que o Natal havia perdido seu "significado original" - o nascimento de Cristo - significam na estrutura e na história da sociedade ocidental. Conforme demonstrado pelo autor, a celebração natalina é estrutural na sociedade ao sempre colocar em questão um dualismo crucial: a relação entre mortos e vivos, entre adultos e crianças. Mas também é histórica porque remonta aos tempos antigos - como as festas Saturnais romanas, por exemplo - passando por outras épocas e aspectos. Apesar da transformação histórica, Lévi-Strauss defende que a estrutura do Natal, informada pelos dualismos citados, está sempre presente. A destruição do boneco de Papai Noel, portanto, só fez atualizar um outro significado, mais antigo, da celebração.
Neste livro o autor trabalha toda uma simbologia das festas natalinas. E tal estudo se deu devido a um confronto entre membros da Igreja francesa e a sociedade desse país em 1951. Pois a Igreja Católica considerou a figura do Papai Noel, pagã e que a festa havia perdido o significado religioso.
Mas o autor recorre aos estudos de outras sociedades e também a fatos históricos, para justificar a existência de tal personagem nas festividades natalinas e também da importância deste no ritual de passagem contemporâneo.
É interessante pois retrata que o natal sempre foi uma festa pagã, com sacrifícios e rituais de passagens. Sendo também essa personagem , não apenas uma figura que representasse a bondade e a compaixão, mas sim a punição pelo péssimo comportamento de uma criança. Sendo esta punida com um brinquedo mais simples do que a que se comportou melhor.
Trata também de que a festa de Natal moderna, não é um modelo único imposto pelo imperialismo dos EUA, mas sim toda uma convergência de tradições também romanas. E que tais rituais existem com algumas peças diferentes, em sociedades que não tiveram contato com os povos europeus.vvvvvvvvvvvvv
...