O conceito de responsabilidade social
Artigo: O conceito de responsabilidade social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 982854 • 24/9/2013 • Artigo • 269 Palavras (2 Páginas) • 416 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Alguns sociólogos entendem como sendo responsabilidade social a forma de retribuir a sociedade ou o meio ambiente por algo que lhe foi permitido ou também, uma maneira de compensar os danos e impactos causados pela atividade exercida.
“Segundo o Livro Verde da Comissão Europeia (2001), a responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo”.
A ideia de responsabilidade social incorporada aos negócios é recente, devido o surgimento de novas demandas e maior pressão da sociedade as empresas de veem forçadas a adotar uma postura responsável em suas ações, visando prevenir danos futuros.
A responsabilidade social não é mesma coisa que filantropia, ela tem como intuito amenizar impactos sociais, mas não apenas isso, também é levado em conta à questão da lucratividade.
A busca da responsabilidade corporativa incorpora as seguintes características: plural, distributiva, sustentável e transparente.
Ampliaremos esta discussão no decorrer do trabalho.
Responsabilidade Social é quando uma empresa decide voluntariamente a contribuir para uma sociedade mais justa e consecutivamente a um ambiente mais limpo.
“A responsabilidade social das empresas vem sendo questionada e impõe novos desafios gerenciais aos negócios, trazendo a emergência de medidas de enfrentamento para os problemas sociais, pois já não é mais possível conviver com o paradoxo de importantes inovações tecnológicas, de um lado, e a degradação da vida humana, de outro. A responsabilidade social das empresas no Brasil ainda é um desafio, uma vez que as ações de filantropia não têm contribuído efetivamente para a melhoria das condições de vida da sociedade e para a transformação da realidade social vigente”.
...