O espiritismo nos dias atuais
Por: dealcantara_gui • 17/5/2015 • Trabalho acadêmico • 402 Palavras (2 Páginas) • 1.330 Visualizações
7. O ESPIRITISMO NOS DIAS DE HOJE:
Segundo a pesquisa do IBGE realizada no ano de 2010, o Espiritismo Kardecista, em números percentuais, é a terceira religião com o maior número de adeptos no Brasil, 2,3 milhões, e também a que mais cresceu em números percentuais, passando de 1,3% em 2000 para 2% em 2010.
Mesmo com um significativo crescimento frente as pesquisas realizadas pelo IBGE, espíritas como Divaldo Franco, um dos maiores representantes da doutrina espírita, acreditam que o número de adeptos seja ainda maior, como ele mesmo afirma “Acreditamos que existam mais de 7 milhões de espíritas militantes e mais de 20 milhões de simpatizantes”.
Tal crescimento pode ser creditado à quebra de tabus existentes a respeito da doutrina Espírita por meio dos mais diversos meios de comunicação. Há de se destacar a forte presença de tal doutrina nas Organizações Globo. Seja patrocinando filmes como “Chico Xavier”, ”Nosso Lar”, “E a vida continua”, dentre outros, ou em novelas do horário nobre da maior e mais influente emissora de televisão do país, a Rede Globo, como “Amor Eterno Amor”, “Alma Gêmea” e etc., a doutrina Espírita vem sido difundida cada vez mais pela população brasileira ao longo dos últimos anos, o que reflete diretamente no crescimento do número de adeptos da doutrina Espírita.
Essa grande influência dos meios de comunicação que reflete no aumento do número de adeptos à doutrina Espírita, é evidenciado pelo notório crescimento da quantidade de Centros Espíritas espalhados pelas cidades.
Embora haja atualmente um maior esclarecimento sobre a doutrina Espírita, ainda há confusão entre o Espiritismo Kardecista e as demais doutrinas espíritas como Umbanda e Candomblé.
O preconceito que recais sobre os espíritas ainda é bastante presente, sobretudo por parte daquelas religiões mais tradicionais como a Católica ou as Evangélicas. O medo da perda de espaço para a doutrina Espírita leva tais religiões a considerarem os entendimentos sobre os mais diversos assuntos por parte dos espíritas como obra do confronto entre o bem e o mal, onde o bem está presente na figura do Catolicismo, Evangélico e etc. e o mal nas manifestações inerentes às ideias espíritas que até mesmo são considerados casos a serem tratados pela medicina e psicologia.
...