TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O motivo da existência de organizações

Artigo: O motivo da existência de organizações. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Artigo  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 3

Passo 1

Organização

A razão das organizações existirem é porque todos nós precisamos de bens e serviços, para viver, e são elas as responsáveis por produzir esses bens (produtos) e serviços como: companhia de água, companhia de fornecimento de energia elétrica, companhia de gás, companhia telefônica, companhia de TV a cabo etc. Por tanto as organizações existem para atender às necessidades e desejos das pessoas e do mercado. As organizações podem ser lucrativas (empresas) ou sem fins lucrativos como (exército, serviços públicos, entidades filantrópicas etc.)

Segundo Maximiano(1992) "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações."Diferenças entre organizações tradicionais e as novas organizações.

Nas organizações tradicionais, a estrutura do sistema organizacional é rígida, onde o poder e a influência não estão nas mãos dos trabalhadores e sim numa hierarquia de cima para baixo. As responsabilidades por criação das estratégias estão nos níveis mais altos, que as criam e repassam para os níveis mais baixo. As organizações tradicionais tendem a serem mais burocráticas, seus líderes na verdade parecem mais comandantes (chefes), onde comunicam as ordens e esperam ser obedecidos de forma autoritária, sem problema algum. Os departamentos são isolados não se comunicando com os demais seguindo à risca as determinações vindas de seus superiores, não fazendo uso da criatividade ou de talentos que a organização possa ter no quadro. Os produtos são produzidos em massa e volume não se atentando ao desperdício. Adotam processos e rotinas manuais (não informatizados), que dificultam muito a obtenção de dados para o gerenciamento. Os custos desse tipo de controle acabam saindo muito alto, para pouco retorno, muitas vezes deixando de tomar medidas de mudança ou melhorias por falta de informações. Muito comum culpar um ou outro colaborador, sem se dar conta das razões estruturantes que provocaram o problema ou o não cumprimento dos objetivos estipulados. Atualmente, mesmo com o avanço das tecnologias, da informação, muitas organizações que aos olhos de todos parecem modernas, na verdade ainda usam rotinas e processos antigos, não são abertas as novas idéias ou experiências, permanecendo presos por medo das mudanças afetarem seus ganhos ou por não conseguirem mensurar o quanto vão ganhar com a modernização de rotinas, informatização, processos etc. Não existe uma visão sistêmica em busca da solução, e acabam por atacar pessoas e não os problemas que deveriam ser vistos de uma forma ampla, macro.

Já nas organizações novas, se percebe que os gestores trabalharem mais próximos aos clientes, possibilita a percepção do que realmente o cliente espera da organização, e assim poder tomar as melhores decisões. Atualmente, o cenário econômico e as organizações nele inseridas, se modificam constantemente. Esse fato aumenta o impacto da influência que ambos exercem um sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com