O problema de evitar escola
Artigo: O problema de evitar escola. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fenixjbe • 14/8/2014 • Artigo • 287 Palavras (2 Páginas) • 270 Visualizações
Concluí que o conceito atribuído à escola de ser uma instituição incumbida somente na transmissão de conhecimentos está muito defasado, superado. Por isso as incessantes mudanças técnico–científicas e a complexidade da realidade socioeconômica, exigem contínua adaptação dos objetivos e métodos de atuação da escola. Há muitos anos os problemas do fracasso escolar gerado pela evasão e repetência de crianças (de 6 a 14 anos), vêm assolando a escola pública brasileira. E por isso acostumamos apontar como dificuldade no processo de desenvolvimento da escola, a falta de compromisso dos pais em relação ao ensino dos filhos, à pobreza, a rebeldia e a falta de interesse dos alunos entre outros. Os pais e responsáveis por sua vez atribuem o fracasso aos professores, que (segundo eles) não se dedicam o suficiente aos alunos com baixo rendimento. A própria escola é apontada como responsável pelo fracasso escolar, por estipular alguns obstáculos que os alunos na conseguem ultrapassar.
A Evasão Escolar é um problema que vem persistindo há muito tempo. Podemos concluir que as suas causas são de origem internas e externas, ou seja, pode estar tanto fora da escola quanto em seu interior. O certo é que esse fato é lamentável, sendo de responsabilidade de toda a sociedade, já que contribui para a perpetuação do subdesenvolvimento socioeconômico, da pobreza e consequentemente da falta de consciência crítica e de cidadania.
Quanto à família, compreendemos através das análises dos dados da pesquisa que esta ainda está distante de cumprir seu papel de incentivadora da educação formal dos educandos. Os alunos não são incentivados efetivamente a frequentarem a escola em sua maioria. Alguns faltam à escola por motivos banais ou mesmo para realizar trabalho remunerado ou por estarem enfadados de tais atividades realizadas fora da escola.
...