O processo de socialização
Tese: O processo de socialização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tataloka • 9/2/2014 • Tese • 497 Palavras (2 Páginas) • 213 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS – UNIDADE 01
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DISCIPLINA CIENCIAS SOCIAIS.
Carlos Kennyd da Silva Alencar RA 3226021797
Trabalho apresentado a Professora
Hélen Cristina Silva
Da disciplina Ciências Sociais
Turma 2ª A Turno – Diurno
Do Curso de Administração de Empresas
Campinas
Outubro - 2011
Introdução
Este trabalho tem o objetivo de apresentar as principais características dos agentes de socialização e informar como e qual a importância do processo de socialização que acontece na infância, onde são introduzidos em nosso aprendizado regras, costumes e crenças, do que é considerado e estabelecido pela sociedade como sendo certo ou errado.
Os principais agentes no processo de socialização são: a Família que introduz os primeiros contatos sociais; a escola que proporciona o contato e o convívio com mas pessoas interagindo assim com mais aspectos estabelecidos dentro da mesma comunidade; organizações, onde ele irá se comunicar com os grupos de status que mudam de acordo com a idade e principalmente os meios de comunicações que com a massificação no acesso a informação possui um poder jamais visto, pois nos mostra todos os modelos, atitudes e comportamentos que irão influenciar para o bem ou mal a atitude dos indivíduos dentro da sociedade.
Todos esses agentes são de fundamental importância para que se forme a personalidade de cada um e como ele irá relacionar.
O Processo de Socialização
Geralmente a família da conta somente do processo básico, deixando a complementação do processo para outras instituições, comoescola por exemplo.
Da família, o individuo recebe uma herança social desde o nascimento influencia esta que vai desde o idioma, passa pelas formas de se vestir, hábitos, modos a fim de se interagir com o restante da sociedade.
Depois desses primeiros ensinamentos passados pelo núcleo da sua família, há a integração com outros indivíduos, grupos, comunidades, organizações e etc. Com este novo convívios serão formado as características de acordo com os padrões estabelecidos de geração a geração onde o individuo formará o seu caráter e com naturalidade irá encontrar a qual grupo ele se enquadra melhor, com base em suas afinidades e conceitos.
O principal meio de socialização para a criança após os primeiros ensinamentos passados pelo leito familiar é através da escola, onde a criança além de conhecer novos ensinamentos também irá encontrar outras crianças com outros conceitos e ideias, claro dentro de um padrão estabelecido para a comunidade em si, mas com algumas particularidades que vão de um para outro.
Este processo de socialização é parte determinante e de suma importância para determinar como o jovem irá se estabelecer dentro de uma sociedade, entendendo e interagindo com as normas e procedimentos que
...