O que é Sociologia?
Por: Isis Fernandes • 15/10/2018 • Resenha • 524 Palavras (3 Páginas) • 106 Visualizações
Texto: "O que é Sociologia?" In Elementos de Sociologia Teórica. FERNANDES, Florestan.[a]
1ª parte: [Apresentação da Sociologia como ciência que estuda os comportamentos sociais mediante relações[b].] (§§ 1-7)
Neste trecho, o autor define o objeto da Sociologia muito além de apenas fenômenos sociais, mas sim seu estudo mediante um estado de sociabilidade, em que os comportamentos dependem de uma ordem social, teia de interações, que consta entre os fundamentos do equilíbrio da natureza em condições de associação dos organismos em necessidade vital.
2ª parte: [Distinção de quatro níveis de organização da vida mediante interações com o meio em que vivem e caracterização da ordem social.] (§§ 8-9)
O autor define como ordem biótica as aglomerações vegetais na condição mais elementar de interação, como ordem biossocial as sociedades de insetos que se locomovem e interagem entre si através da influência de fatores hereditários, a ordem psicossocial, composta por primatas, envolvendo necessidade de estimulação social como impulsões nutritivas e a ordem sociocultural, muito mais complexa, contando com fatores supra-orgânicos e tendo o homem como único animal a fugir de suas limitações na luta pela vida. Ademais, em todas as ordens é evidenciada a importância da sociabilidade, apesar da diferença entre seus extremos.
3ª parte: [Caracterização dos fenômenos sociais através da ordem social, seu poder de interferir no equilíbrio da natureza e a importância da capacidade de observação na Sociologia.] (§§ 10-14)
Nestes parágrafos, apresentá-nos que a interação social dos seres vivos responde às necessidades que variam de acordo com sua estrutura e que a ordem social tem um caráter universal, sendo um sistema de referência à caracterização sociológica dos fenômenos sociais. Além disso, tem-se que a sociologia, levando em conta a importância das condições coletivas de existência, negligenciadas por biólogos e psicólogos, contribui para ciência na busca de explicações do homem[c].
4ª parte: [Critérios para denominar comportamento ou tendência como social.] (§§15-17)
Os critérios citados são a análise da natureza dos efeitos de coexistência e a análise da natureza das propriedades estruturais que, em sua aplicação, delimitam as fronteiras empíricas da Sociologia. Não basta mencionar os comportamentos entre um organismo e outro para considerá-los sociais, mas sim inserí-los na esfera social da teia da vida.
5ª parte: [Os fenômenos da vida do ponto de vista do sociólogo.] (§§18-20)
Aqui o autor apresenta como o sociólogo procura estudar as influências das condições coletivas de existência sobre os seres vivos, o modo pelo qual os organismos se congregam e as consequências, cabendo a Sociologia englobar todas as comunidades vegetais, animais e humanas, obtendo sobre os fenômenos sociais sub-humanos, conhecimento comparável ao das sociedades mais complexas. Faz-se também uma síntese do objeto de estudo da sociologia, apresentado de forma demasiadamente primária nos primeiros parágrafos do texto, como o estudo da interação social dos seres vivos nos diferentes níveis de organização da vida.
...