O trabalho e a sociedade antiga
Seminário: O trabalho e a sociedade antiga. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thailanascimento • 15/11/2014 • Seminário • 856 Palavras (4 Páginas) • 498 Visualizações
UNIDADE 2 - O TRABALHO E A SOCIEDADE ANTIGA
Objetivos de Aprendizagem
Ao final desta unidade, você deverá ser capaz de:
• Apreender o conceito de religião na idade antiga baseado no trabalho e suas relações sociais;
• Compreender o conceito de poder na idade antiga baseado no trabalho e suas relações sociais;
• Interpretar o conceito de sociedade na idade antiga baseado no trabalho e suas relações sociais.
Ao responder esta atividade, preocupe-se com os seguintes pontos:
1- Desenvolva a resposta em no mínimo 10 linhas. Aponte exemplos da vida social ou acadêmica para enriquecer seu texto.
2 – Não copie de sites da internet ou do Guia de Estudos. Você pode ler estas fontes e interpretar, extraindo a resposta com suas palavras e opinião crítica. O plágio direto ou indireto de uma ou mais questões levará à atribuição de nota zero.
3 – Não copie de colegas. A cópia direta (de sites, do Guia de Estudos ou de colegas) resultará em nota zero na atividade para todos os envolvidos.
4 – Caso use fontes externas, faça citação, indicando de onde retirou o texto.
1. Tanto na Grécia Antiga quanto no Brasil-colônia tivemos a presença da escravidão como instituição social aceita e difundida pela ideologia das elites. Realize uma pesquisa no Guia de Estudos e na rede mundial de computadores e estabeleça uma conexão de características que são iguais e que são diferentes nos dois tipos de escravidão. Não se esqueça de realizar citação das fontes.
R: Comecemos a falar sobre a Grécia Antiga, onde a escravidão acontecia por dois principais motivos: a primeira seria a escravidão por dívidas contraídas e não honradas e a segunda se dava pela derrota em uma guerra, não sendo como fatores decisivos para a escravidão a etnia ou raça social. Em Atenas, por exemplo, não havia uma atividade específica para a escravatura. O homem livre, trabalhava da mesma forma que o homem escravizado. A diferença era que o homem livre trabalhava para sua própria serventia e o escravizado não, trabalhava para seu patrão. Os escravos atenienses não tinham nenhum direito, tanto político como jurídico. Porém eles não poderiam ser maltratados e, quando mortos, os assassinos respondiam por homicídio involuntário. Já no Brasil Colônia, podemos citar vários exemplos de épocas em que a escravidão reinava no Brasil, como: os navios negreiros, as revoltas, os quilombos, etc. Deu-se início com os portugueses, espanhóis e ingleses que superlotavam os porões de seus navios de negros africanos, colocando-os a venda de forma cruel e desumana por toda a América. A escravidão é bem mais antiga do que o tráfico de africanos. Ela advém desde os primórdios de nossa história, quando os vencidos em guerra eram escravizados pelos vencedores.
UNIDADE 3 - O TRABALHO E A SOCIEDADE MEDIEVAL
Objetivos de Aprendizagem
Ao final desta unidade, você deverá ser capaz de:
• Apreender o conceito de religião na idade média baseado no trabalho e suas relações sociais;
• Compreender o conceito de poder na idade média baseado no trabalho e suas relações sociais;
...