Obrigado Por Fumar
Monografias: Obrigado Por Fumar. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Peliferb • 15/2/2014 • 947 Palavras (4 Páginas) • 566 Visualizações
Gestão Empresarial “Sociedade e Tecnologia” – Prof. Carmem
Relatório do Filme “Obrigado por fumar” e Ética
- “Loby”
O filme é uma comédia, em que traz uma crítica velada aos lobistas. Loby é uma profissão legal nos Estados Unidos, porém proibida em outras partes do mundo, como no Brasil, pois como dizem por aqui, “no Brasil ainda prevalece a ideia de que lobbie é uma atividade de troca de favores. Se uma empresa está interessada na aprovação de uma lei, oferece dinheiro ou vantagens aos deputados. Isso é crime”.
No filme quem exerce a profissão é Nick Naylor , que trabalha como porta-voz de empresas tabagistas. Mas afinal o que tem a ver loby com assessor de imprensa?
Loby é uma atividade que consiste em tentar influenciar políticas de governo em favor das empresas, enquanto que assessor de imprensa é alguém que trabalha com questões mais complexas do cotidiano, estabelecendo sempre estratégias que englobam iniciativas nas áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, e ele tem sempre a missão de proteger a imagem de seu assessorado, seja ela qual for, e ainda falam que assessor de imprensa tem que ter ginga para transitar com seus assessorados em diferentes mídias. E isso não significa, de forma alguma, que ele deverá atirar para todos os lados. Mais sim, que tenha perspicácia para entender como funciona o sistema de produção de notícias, pois como porta-voz, junto a mídia, terá de planejar como será feita a exposição de seu assessorado buscando sempre a boa imagem. Ao contratar um assessor de imprensa o empresário busca sempre a visibilidade da sua imagem ou o estabelecimento de sua marca no mercado. Decorrente disso, o profissional de assessoria deverá identificar os possíveis diferenciais de uma empresa, em termos de produto ou como será feita a exposição de seu assessorado buscando sempre a boa imagem. Ao contratar um assessor de imprensa o empresário busca sempre a visibilidade da sua imagem ou o estabelecimento de sua marca no mercado. Decorrente disso, o profissional de assessoria deverá identificar os possíveis diferenciais de uma empresa, em termos de produto ou serviços, que sejam capazes de despertar o interesse da sociedade, bem como o dos veículos de comunicação.
É o que acontece no filme, embora Nick seja um lobista, ele tem sempre uma argumentação precisa, buscando lidar com as pressões do trabalho, mais especificamente com o senado norte-americano que tenta a todo instante prejudicar os negócios das indústrias de cigarro.
Ao tratar de uma temática preocupante “o cigarro”, de um lado está a indústria tabagista que no momento sofre uma queda nas vendas, e de outro lado, a luta do Estado, representado na figura do senador Ortolan Finistirre, para inserir um signo visual (a caveira) e um verbal (veneno) no maço de cigarro. O embate entre o lobista e o Senador é presente no filme inteiro. Porém o lobista é extremamente profissional, e muitas vezes acaba abrindo mão dos seus princípios para defender as indústrias de cigarro. O mercado quer um profissional de assessoria de comunicação capaz de entender profundamente a atuação do assessorado, em áreas distintas, ou seja, um verdadeiro perito. E isso Nick faz muito bem, porque
...