ANALISE FILME OBRIGADO POR FUMAR
Monografias: ANALISE FILME OBRIGADO POR FUMAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cordeiro2014 • 27/3/2014 • 700 Palavras (3 Páginas) • 2.886 Visualizações
Resumo do Filme : Obrigado por Fumar
Um filme de 2005 que retrata a história de um lobista, ou seja uma pessoa que fala pelo empreendedorismo sendo ele bom ou ruim para a população.
O filme é baseado sobre o tabagismo e o poder da argumentação, retrata os efeitos causados na sociedade.
Nick Naylor o lobista, defende uma visão de mundo sobre o uso do cigarro, mesmo sendo errada, porém argumenta o uso para se beneficiar como o mesmo descreve ao responder a pergunta de o porque faz o que faz? É fato que uma visão do mundo mesmo sendo errada influencia na maneira que ela é explicita para as pessoas.
O poder de Nick Naylor está explicitamente na argumentação que ele desenvolve do porque comprar o cigarro. É obvio que temos o livre- arbítrio á fazermos nossas próprias escolhas, porém querendo ou não nos deparamos com tal argumentação e propaganda, não iríamos gostar? E passar a consumir? Mesmo o cigarro sendo a causa de 1.200 mortes por dia e o vicio de 1 bilhão de homens e 250 milhões de mulheres no planeta, e sendo uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica e que contem 4.720 substancias tóxicas, sendo uma delas a nicotina, responsável pela dependência e a causa mortal maior que a Aids, cocaína, heroína, álcool, suicídio e acidentes de transito.
Pois é... Se houver mais Nick Naylor por ai e que sim existem e muitos nas industrias, pessoas mesmo cientes dos efeitos ainda sim irão consumir.
Nick Naylor no filme não deixa explicita todas essas informações porque pessoas como ele, só pensam em business e Money.
E no final de tudo, depois de argumentarem em prol ao consumo, deixam a decisão aos consumidores.
E quem não irá comprar?
ATPS: Comportamento Organizacional
Filme: Obrigado por Fumar
Cena: Final
A cena final retrata um debate entre o senador William H. Macy e o Lobista Nick Naylor. Eles debatem sobre o consumo do cigarro e o mercado tabagista. O senador William que ao decorrer do filme constantemente tenta encurralar Nick sobre sua tese do consumo do cigarro, faz varias perguntas contra Nick, sobre aprovar o consumo mortal do cigarro para a população, Nick com sua capacidade de estratégia consegue responder as perguntas dimensionando-as claro com afirmações a favor do tabagismo, como por exemplo: Nick coloca a principal causa da morte o colesterol e não o tabagismo, e ainda ironiza sobre a imagem de alerta que o conselho da saúde propôs a colocar estampado nos maços de cigarro, a caveira humana, Nick propõe a colocar a imagem contra o queijo cheddar, o culpado da causa do colesterol. Obviamente Nick se livra das perguntas de William, porém seu filho que está presente no local é alvo de William, onde o mesmo vê nele uma maneira de Nick ir contra a suas teses.
William questiona Nick em relação a seu filho; se Joey que tem doze anos de idade optar por fumar, o que Nick faria? Ele aprovaria essa atitude?
Nick
...