Os Principais Tipos De Sociologia
Monografias: Os Principais Tipos De Sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: redney • 28/10/2013 • 480 Palavras (2 Páginas) • 10.861 Visualizações
Sociologia:
Os principais tipos de sociologia
Os maiores teoricos da sociologia foram foram émile Durkhein,Max webere Karl Max.Esse estudo da sociedade hoje dividi-se:
Sociologia politica: analisa as bases sociais do poder em todos os setores institucionais da sociedade,as implicações de carater social de movimentos politicos e o desenvolvimento e funcoes do governo e do Estado.
Sociologia da religião: estuda a natureza do fenomeno social religioso como componente da estrutura das relações sociais.
Sociologia da arte:estuda as relações entre diversas manifestações artisticas e as caracteristicas das sociedades em que elas ocorrem.
No Brasil, a chegada da sociologia deu-se basicamente por meio dos cursos de formação de professores.
Benjamin Constant (1836-1891),um dos maiores intelectuais e pensadores positivistas repulblicanos brasileiros.
Segundo Montesquieu(1689-1755) e com Rousseau(1712-1778).O primeiro tentou explicar as origens das instituições politicas e escreveu sobre a divisão de poderes do Estado;segundo,um enciclopedista inclusive,reelabora aspectos da organização social, os quais,mais tarde,serviriam de bases ideologicas para a revolução francesa.
Outros dois pensadores que tiveram influência na área da sociologia foram Karl Max (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1903).
Segundo ambos não tiveram a preocupação de se denominarem sociológicos ou especialistas em qualquer outra área.O pensamento desenvolvido por Karl Max e Engels se preocupa em entender o modo de produção capitalista para que se pudesse fazer uma superação do mesmo.
Segundo Jean-Jacques Rousseau, a sociedade influenciava decisivamente o individuo:”todo homem nasce bom e a sociedade o corrompe”.Sabemos também que o individuo influência o meio ambiente,ás vezes,até o destroi em beneficio próprio.A sociologia moderna orienta-se sobre todos os agentes sociais que provocam profundas modificações na sociedade,o sociológo não pode perder de vista a noção de relatividade dos fenômenos sociais e as diversas formas como esses fenômenos se apresentam no mundo de hoje.Como ciencia a sociologia tem duplo valor:pode aumentar o conhecimento que o ser humano tem de si mesmo e da sua sociedade e pode contribuir para a solução de problemas que ele enfrenta.
A sociologia é definida como o estudo de uma área especial da sociedade,é uma especie de tarefa especial das ciências sociais.Há estudos da cidade e da familia,das relações raciais e etnicas e,naturalmente,dois estilos de pensamento.
A sociologia foi reconhecida como campo de conhecimento explorável pelo procedimento cientifico.Como nas demais ciencias,estabeleceu-se uma comunicação permanente entre pesquisadores,permitindo um grande numero de modo que submetesse as teorias á comparação,questionamento e revisão.
No sec.XIX,surgiram duas correntes de pensamento que foram a base da sociologia: o organicismo e positivismo.Elas se completavam,por que o organicismo era contra o empirismo,seu enfoque era a teoria e o positivismo enfocava o metódo,que empírico.
A obra O espirito das léis,de
...