Os Problemas da Ética
Pesquisas Acadêmicas: Os Problemas da Ética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kslima • 26/9/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 9.103 Palavras (37 Páginas) • 158 Visualizações
Indice
Os Problemas da Ética..........................................7
Ética Grega Antiga...............................................24
Ética e Religião......................................................35
Os Ideais Éticos....................................................43
A Liberdade...........................................................48
Comportamento Moral: o Bem e o Mal............62
A Ética Hoje..........................................................70
Indicações Para Leitura........................................79
O Que é Ética
Álvaro L. M. Valls
Coleção Primeiros Passos - Nº 177
ISBN 85-11-01177-3 - Ano: 1994
Editora Brasiliense
Conhece-te a ti mesmo.
Sócrates
Sede perfeitos, como vosso pai é perfeito.
Jesus Cristo
Age moralmente.
Kant
Meu dilema não significa, em primeiro lugar,
que se escolha entre o bem e o mal;
ele designa a escolha pela qual
se exclui ou se escolhe o bem o o mal.
Kierkegaard
A triste ciência (...) se refere a um domínio
que por tempos imemoriais foi considerado
o específico da filosofia,
porém, desde a transformação desta em método,
caiu no desprezo intelectual,
na arbitrariedade das sentenças
e afinal no esquecimento:
a doutrina da vida correta.
Adorno
OS PROBLEMAS DA ÉTICA
A ética é daquelas coisas qua todo mundo sabe o que são, mas que
não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta.
Tradicionalmente ela é entendida como um estudo ou uma
reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre
os costumes ou sobre as ações humanas. Mas também chamamos de
ética a própria vida, quando conforme aos costumes considerados
corretos. A ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser
a própria realização de um tipo de comportamento.
Enquanto uma reflexão científica, que tipo de ciência seria a
ética? Tratando de normas de comportamentos, deveria chamar-se
uma ciência normativa. Tratando de costumes, pareceria uma ciência
descritiva. Ou seria uma ciência de tipo mais especulativo, que
tratasse, por exemplo, da questão fundamental da liberdade?
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Que outra ciência estuda a liberdade humana, enquanto tal, e em suas
realizações práticas? Onde se situa o estudo que pergunta se existe a liberdade?
E como ele deveria sar definida teoricamente, a como deveria ser
vivida, praticamente? Ora, ligado ao problema da liberdade, aparece
sempre o problema do bem e do mal, e o problema da consciência moral e
da lei, e vários outros problemas deste tipo.
Didaticamente, costuma-se separar os problemas teóricos da ética em
dois campos: num, os problemas gerais e fundamentais (como liberdade,
consciência, bem, valor, lei e outros); e no segundo, os problema
específicos, de aplicação concreta, como os problemas da ética
profissional, da ética política, de ética sexual, de ética matrimonial, de
bioética, etc. É um procedimento didático ou acadâmico, pois na vida real
eles não vêm assim separados.
Mais adiante teremos de ver também como a ética se distingue de
outros ramos do saber, ou de outros estudos de comportamentos humanos,
como o direito, a teologia, a estética, a psicologia, a história, a economia e
outros. Quando diferenciamos estes ramos do saber, não estamos dizendo
que os problemas, na prática da vida, não sajam complexos e com várias
dimensões simultaneamente. Vejamos um exemplo. Subornar um
funcionário, é um problema apenas ético, apenas econômico, ou tem os
dois aspectos?
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As quetões da ética nos aparecem a cada dia. A partir do exemplo
acima, logo poderíamos nos perguntar se, num país capitalista, o princípio
do lucro poderia ou deveria situar-se acima ou abaixo das leis da ética. E
em épocas mais difíceis, muitas vezes nos perguntamos se uma lei injusta
de um Estado autoritário precisa ou não ser obedecida. E quando nós
ternos um "problema de consciência", quando estamos com um
"sentimento de culpa", coisa que ocorre a todos, não se torna importante
saber se este sentimento corresponde de fato a uma culpa real? Cabe
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