TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas Fisiológicos

Por:   •  17/9/2018  •  Resenha  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3
  1. O meio interno do corpo envolve toda região extracelular e intracelular, além das cavidades, que funcionam como um link entre o meio externo e o meio interno.

 

2.      .  Os sistemas fisiológicos, em conjunto, efetuam processos que possibilitam a homeostase, e esses processos, antes de chegarem à célula, ocorrem no meio interno extracelular, o qual é composto pelo sangue, as linfas, o fluido extracelular e o líquido intersticial.

 

3.        A água possui característica polar (dipolar), sendo os hidrogênios o polo positivo e o oxigênio o polo negativo. Por ser polar (com ângulo de 104,5°), a água é capaz de dissolver moléculas/substâncias polares, hidrofílicas, anfipáticas e lipofóbicas (substâncias iônicas e covalentes). Uma molécula de água se liga à outra por meio das pontes de hidrogênio, que se dá entre o oxigênio de uma e o hidrogênio de outra.

 

4.        A viscosidade da água é baixa, e acredita-se que isso se deve à característica das pontes de hidrogênio de se desfazerem e refazerem a todo momento. Essa propriedade faz com que a água seja “fina”, garantindo maior solubilidade e facilitando os processos de trocas hídricas e reações, as quais ocorrem, em sua maioria no organismo, no meio aquoso, além de facilitar a hemodinâmica. Já o calor de vaporização é alto, o que significa que é necessária a transferência de muito calor para que a água mude de estado físico. Essa propriedade influencia na característica de solvente biológico porque permite que a água do corpo esteja sempre no estado líquido, evitando também a desidratação, permitindo que o excesso de calor seja eliminado pela sudorese e, assim, possibilitando também os processos de trocas hídricas e reações químicas no corpo. O calor específico é também alto, significando que é preciso que se transfira muita energia térmica para que a água aumente ou diminua sua temperatura em 1°C. Tal propriedade está relacionada com a manutenção dos seres homeotérmicos, já que faz com que a água atue como moderador térmico. Isso significa que os seres biológicos, quando saudáveis, mantém a temperatura estável, garantindo a solubilidade, visto que a temperatura influencia nessa propriedade.

 

5.      Na osmose, desconsidera-se o volume e a forma das moléculas, considera apenas a concentração. Assim, ela é estudada através da pressão (osmótica): A pressão de solvente é máxima quando ele está só no recipiente, causando uma força por meio de choques com as paredes (força sobre área = pressão). Quando é adicionado soluto, a pressão do solvente diminui porque a área aumenta (inversamente proporcionais), e a pressão do soluto aumenta conforme a concentração do mesmo cresce. Se isso acontece entre uma membrana permeável, ocorre a passagem de partículas de um lado para o outro (mais concentrado para o menos concentrado). Já a pressão hidrostática é a pressão que a água exerce sobre algo (quanto maior a coluna/concentração de água, maior a pressão hidrostática).  

6.  Há sistemas em que a membrana é semipermeável, portanto não ocorre a passagem de algumas moléculas. Considerando que um lado (A) está hipertônico em relação ao outro lado (B), e não ocorre passagem de soluto de A para B, então não há pressão osmótica em A. No entanto, o lado B está hipotônico em relação a A, portanto ocorre essa passagem de solvente de A para B, então há pressão osmótica em B. Com a passagem de muito solvente para o lado A, a fim de deixar o sistema isotônico, a pressão hidrostática nesse meio aumenta. Assim, a pressão hidrostática se iguala à pressão osmótica (uma de cada lado), efetuando o Equilíbrio de Gibbs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com