TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLICIAMENTO MONTADO: EQUIPAMENTOS PARA O SERVIÇO

Por:   •  13/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 6

POLICIAMENTO MONTADO: EQUIPAMENTOS PARA O SERVIÇO

Ciro Adams Oliveira de Lima[1]

Nilson Marques de Jesus Ferreira[2]

RESUMO

Este artigo tem como objetivo expor a utilização de equipamentos no policiamento montado, fazendo uma breve tomada histórica das cavalarias.  Equipamentos estes tanto serão de uso para proteção individual do cavaleiro/amazona, como para o animal que é utilizado nesta forma de policiamento.

Palavras-Chave: Policiamento Montado; Cavalaria; Polícia; Polícia Militar, Maranhão.

ABSTRACT

This activityaims to expose the use of equipamento in mounted policing, making a brief historical take of the cavalry. These equipament will both be used for individual protection of the rider, and the animal that is used in this form of policing.

Keywords: Mounted Policing; Cavalry; Police; Militar Police; Maranhão.

  1. INTRODUÇÃO

Breve Contexto Histórico

        Por definição as Cavalarias, de forma geral, são forças de ação terrestres que, antigamente, se utilizavam apenas de força motriz de cavalos como forma de ataque e de defesa para o combate. Temos a Cavalaria, neste contexto como a arma mais com maior potencial de mobilidade, dado que a força de movimento depreendida pelo grupo se dá pela tração animal e não pelo esforço direto humano. Atualmente, as Cavalarias, seja nas Forças Armadas como nas Forças Policiais, utilizam de outros tipos de equipamentos para que suas ações sejam concluídas com êxito.

        Os primeiros registros da utilização desses equinos como força de combate temos na Cultura de Adronovo, na Ásia Central. Por conta da caraterística nômade desses povos, esta forma de combate se espalhou até os povos indo-iranianos, chegando até os povos que dariam origem as grandes civilizações da Antiguidade. Um dos ícones que mais no leva a lembrança quando falamos de utilização de cavalos para combate na Antiguidade são os carros de guerra egípcios (figura 1). Porém, com sabemos, após o homem sedentário incluir em suas atividades a utilização da força motriz animal e esta passar a ser utilizada como equipamento de guerra, várias civilizações adotaram esta modalidade de combate, como os grego, macedônios, romanos, dentre outros.

[pic 1]

Figura 1

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalaria#/media/File:Egyptian-Chariot.png

Porém a Cavalaria que começa a nos remeter aos tempos atuais é a aquela que encontramos no período medieval de nossa história. Esta cavalaria era uma instituição feudal, formada por nobres idealistas, bem retratados na literatura da época e posteriormente. Dentro da Cavalaria, neste período tínhamos em os miles, que eram os cavaleiros (portanto os nobres) propriamente ditos; os lanças, estes homens que eram obrigados a se recrutarem; os escudeiros, indicados por ordens religiosas e os cavaleiros da espora dourada, homens ricos que não tinham título de nobreza.

        Estes cavaleiros tinham um código moral a ser seguidos e dentro deste código tínhamos alguns princípios ou obrigações a serem seguidas, como defender as pessoas que não tinham a capacidade de fazê-lo por si. Como estes cavaleiros foram empregados em diversas guerras ocorridas na Idade Média, era preciso que estes fossem disciplinados, para que toda e qualquer ordem que fosse de pronto executa, não cabendo espaço para indisciplinas ou atitudes que fossem de encontro a estes princípios.

[pic 2]

Figura 2: Cristiano I da Dinamarca assiste a um torneio. Autor: Girolamo Roomani (1467).

No combate real, eram utilizados diversos tipos de que equipamentos. A lança (figura 2) é um exemplo desse tipo de equipamento; era utilizada com maior eficiência com alvos que estivessem a pé. O conjunto homem-cavalo transformava a lança em um verdadeiro projétil. Também já eram utilizados estribos e celas.

Para a proteção tanto do cavaleiro com do animal temos a utilização de armaduras metálicas (figura 3). Anterior à utilização das armaduras temos as cotas de malha. Os elmos, parte da armadura, a princípio vinham presos às armaduras, porém, depois, tivemos este proteção sendo feita de forma separada da armadura, de forma fornecer ao cavaleiro uma melhor praticidade e manuseio da armadura. Os cavalos utilizavam uma proteção para evitar que seu abate fosse postergado em combate. Esta proteção geralmente era com material semelhante aos materiais utilizados pelo cavaleiro.

[pic 3]

Figura 3: Armadura de cavaleiro no Museu Metropolitano de Nova Iorque.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalaria_medieval#/media/File:MET_Armures.jpg

  1. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

Trazendo para a realidade do Maranhão, o policiamento montado tem como unidade operacional dois Esquadrões de Polícia Montada (EPMont): uma em São Luís e outra na cidade de João Lisboa.

Foi observada a falta de uma doutrina para este tipo de policiamento que parta da instituição, ou seja, não há um manual que oriente quais os procedimentos que são necessários para uma satisfatória ostensividade e operacionalidade, adequada a realidade estadual. Diferente da PMMA, vemos que, por exemplo, as polícias militares dos estados do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) possuem uma doutrina que direciona como a tropa montada deve seguir no dia-a-dia do serviço ordinário.

Levando em consideração o Manual de Tropa Montada (POLICASTRO, 1995) da PMESP, os equipamentos que devem ser utilizados pelo policial no policiamento montado são:

  • Máscara protetora com reforça na região da nuca;
  • Máscara com filtro para gases (americana);
  • Protetores para os membros;
  • Peitoral com reforço (melhor fixação na cela);
  • Ferraduras especiais; e
  • Protetores para os cascos.

Segundo este mesmo manual, o animal deve utilizar os seguintes materiais:

  • Sela simples com bolsa na parte dianteira;
  • Alforje;
  • Rolinho;
  • Cabeçada de freio e bridão;
  • Caneleiras com frisos reflexivos;
  • Manta com friso reflexivo; e
  • Peitoral para fixação da sela.

Tendo como base o MTM (PMESP), poderíamos sugerir alguns materiais para que sejam empregados e adotados como equipamentos padrões para este estilo de policiamento.

Exoesqueleto de polímero

        A utilização do exoesqueleto (Figura 4) para o policiamento montado se torna necessário, porque o cavaleiro que está na ostensividade, além de estar ali para promover seu dever constitucional de policiamento ostensivo geral, ele se torna um alvo, pois encontra-se em destaque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (708.6 Kb)   docx (700.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com