POLÍTICAS SOCIAIS
Artigo: POLÍTICAS SOCIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Veruskaagra • 4/10/2013 • 1.373 Palavras (6 Páginas) • 276 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
ELINE COSTA AMORIM MALTA NOBRE
ASPECTOS HISTÓRICOS DA CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL.
Olho D’agua das Flores – AL
2012
ELINE COSTA AMORIM MALTA NOBRE
ASPECTOS HISTÓRICOS DA CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a atividade interdisciplinar.
Professores: Clarice da Luz, Maria Lucimar, Amanda Bozza e Paulo Aragão.
Olho D’água das Flores
2012
SUMÁRIO
I INTRODUÇÃO..............................................................................................03
II DESENVOLVIMENTO.................................................................................04
III CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................07
IV REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................08
I INTRODUÇÃO
Nas décadas de 1980 e 1990, o nosso país enfrentou uma ampla jornada de mudanças e reformas no que se refere ação do Estado. Onde a Constituição de 1988 lançou significativas bases para uma atuação na intervenção social do Estado, dando ênfase dos Direitos Sociais e campo de Proteção Social sob a responsabilidade do Estado, no que diz respeito às políticas, em definição dos beneficiários e benefícios.
Então, as políticas sociais e direitas sociais no Brasil são de interesse das classes dirigentes, onde o capitalismo prevalece sob esses aspectos e além de expor características fundamentais decorrentes à realidade social no Brasil. Definidas como uma ação coletiva declarada e garantida por lei, que sua distribuição e redistribuição dos bens e serviços com resposta às demandas da sociedade. Visto que, as políticas públicas sejam de responsabilidade do Estado, mas o mesmo não é único no poder a tomar decisões.
Desta forma, as políticas sociais surgiram para minimizar a situação de precariedade de direitos humanos existentes em governos autoritários.
Quanto à atuação do profissional do Serviço Social estão ligadas as desigualdades oriundas do sistema capitalista de produção, onde o lucro se mantém na mão de poucos, que se apropriam dos frutos da produção, monopolizada por um pequeno grupo, quando o ideal é ser feito a partilha uma vez que tudo o que é reduzido é resultado da ação vários atores. Com isso, o trabalho do Assistente Social é tenso e desigual, onde apresenta um contexto de interesse distinto e contraditório da classe dominante e dominada.
Portanto, a realização desse trabalho nos faz possibilitar um melhor entendimento quanto às questões históricas das políticas sociais no Brasil e a atuação do Assistente Social como uma profissão de valores humanistas.
II DESENVOLVIMENTO
Com a Revolução Industrial no século XIX, surgiu a política social que se dar o capitalismo, cujas mobilizações das classes operárias que vivenciaram as contradições sociais impostas pela classe dominante. Assim, ganhando destaque mediante as demandas sociais e a intervenção governamental, como estratégia entre os conflitos de classe.
Portanto, pode se dizer que essas políticas foram integradas numa perspectiva mais generosa de proteção social e não foram submetidas a um principio único, tanto na garantia de proteção a todos os cidadãos, como no reforço a um modelo conservador de bem-estar até então em vigor.
A pobreza e a questão social é uma questão de como a nossa sociedade passa a enxergar as temáticas da precariedade, vulnerabilidade e a inclusão. Tornando assim, objeto de políticas públicas definidas como organizações de sistema de garantias legais, onde o acesso de bens e serviços asseguram a proteção social do indivíduo no sentido de proporcionar proteção contra os riscos sociais, como as doenças, a morte, a velhice e o desemprego, já contra a pobreza acesso aos programas de mínimos sociais e dar garantia ao acesso aos serviços de educação e saúde.
Então, com a construção desses sistemas estatais responde por um lado a emergência dos tais conflitos sociais gerados através das economias capitalistas e as demandas por igualdade geradas num contexto de lutas pela democracia. Onde esses conflitos sociais estão associados ao processo de industrialização das sociedades contemporâneas, dessa forma fazendo com que o Estado impulsione o mesmo a intervir e a instituir certas garantias na medida em que importantes conquistas compreenda melhor a política social como direito de cada cidadão.
Sendo que antes da Constituição de 1988, passamos por uma trajetória de que a Igreja e a sociedade era que cumpriam o papel assistencial, quanto aos direitos cívicos e políticos e poucas pessoas se beneficiavam deles. E que nessa época algumas garantias de leis eram destinados aos incluídos no mercado de trabalho e que as cidadanias como um direito do voto e a legislação trabalhista não incomodavam a classe dominante. Então, com as lutas por direitos sócias estão associadas à luta política democrática, ressaltando que com a Constituição Federal de 1988, considerada constituição cidadã foi um marco de maior amplitude no acesso dos benefícios sociais na história do Brasil.
Quanto à atuação do Assistente Social, a Assistência Social é uma política publica que necessita ser consolidada
...