PORTIFÓLIO INDIVIDUAL
Casos: PORTIFÓLIO INDIVIDUAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Maiana • 25/5/2013 • 1.920 Palavras (8 Páginas) • 390 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Funções Administrativas – Conceitos e evolução 4
2.1.1 Patrimônio – 5
2.1.1.1 Fontes de recursos – 5
2.1.1.1.1 Análise de mercado – 6
2.1.1.1.1.1 Demanda, oferta e equilíbrio de mercado – 6
2.1.1.1.1.1.1 Estruturas de mercado – 6
2.1.1.1.1.1.1.1 Contabilidade social – 7
3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 8
3.1 GRÁFICO EQUILÍBRIO DE MERCADO 8
3.2 GRÁFICO LEI DA DEMANDA 8
3.3 GRÁFICO RELAÇÃO ENTRE FUNÇÃO DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 9
4 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Com o desenvolvimento do texto a seguir, vamos explanar o universo empresarial como um todo, suas variáveis, os desafios a serem enfrentados e suas estratégias de sobrevivência em meio à competitividade num mercado cada vez mais exigente e com um avanço tecnológico que deve ser explorado e acompanhado. Para tanto vamos compreender a evolução das teorias administrativas e conceitos contábeis, que estão presentes no cotidiano das empresas, para auxiliar nas decisões que vão determinar a permanência e sucesso do negócio vigente.
2 DESENVOLVIMENTO
A globalização, o avanço tecnológico e a competitividade cada vez mais latente no mundo dos negócios, reforçou o entendimento de que a atividade empresarial não pode ser mais vista como uma atividade empírica, ou seja, por meio de tentativas e erros. Pois este ponto de vista sustenta os índices de falência empresarial, realizados por conceituadas entidades, tais como o SEBRAE.
Dada à situação, o conhecimento de administração e a participação enfática da contabilidade (sendo que a contribuição desta, não se dá somente com relatórios e informações, mas também em incentivar a responsabilidade social), se tornaram fundamentais para determinar o progresso de qualquer empresa.
“Não existe nada rígido ou absoluto quando se trata de problemas de Administração.
A empresa deve ser tratada como um todo, isto é, globalmente.” Henry Faiol
2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS – CONCEITOS E EVOLUÇÃO
Desde os primórdios da raça humana, observa-se o uso, mesmo que rudemente, da administração. Passando por filósofos, tais como: Sócrates em indagações com Nicomáchides, em que o mesmo destaca a habilidade pessoal para uma administração eficaz, Platão separando as formas de governo em monarquia, aristocracia e democracia, Francis Bacon, René descartes, entre outros, e por fim as teorias clássica e científica. Cada uma delas contribuiu para estabelecer a Administração como Ciência.
Administração é a ciência de coordenar todos os recursos, sejam materiais ou humanos, para alcançar objetivos pré-estabelecidos, de maneira eficaz, eficiente e efetiva. De forma breve e clara, estas são as funções administrativas e sua evolução, com o passar dos anos:
• Planejamento - Determinar claramente quais são os alvos e o caminho a ser percorrido, para alcançar os mesmos;
• Organização - Reunir e organizar todos os recursos necessários e ao alcance;
• Direção – Maneira pela qual os recursos serão guiados e influenciados, de acordo com o esperado;
• Controle – Garantir que todas as atividades sejam executadas da maneira correta para que o objetivo planejado seja alcançado.
Os estudos e conclusões de Fayol complementaram os argumentos e teses sustentados por Taylor, com algumas divergências, quanto à estrutura da administração de uma empresa.
2.1.1 PATRIMÔNIO – Conceitos
Já é sabido que o patrimônio é o objeto de estudo da contabilidade, mas como conceituar algo tão vasto e precioso? Para responder à tal indagação, citaremos as conclusões de 03 autores renomados na área.
Segundo Padoveze, patrimônio é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém (Padoveze. 2000, p. 36);
Conforme o professor Marion, é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade (Marion, José Carlos, p. 24);
Por fim o professor Pedro A. Silva, afirma que o patrimônio engloba o conjunto de bens de uma entidade e/ou pessoa.
2.1.1.1 FONTES DE RECURSOS
Em termos gerais, capital significa recursos. Com os quais se constitui uma empresa, sendo que podem ser capital social e de terceiros.
a) Capital social: representa o valor (recursos financeiros e materiais) investido pelos sócios no negócio, seja na criação do mesmo, ou no decorrer de vida útil da empresa ;
b) Capital de terceiros: representa recursos originários de terceiros para a aquisição de bens para a empresa. Como por exemplo:
empréstimos, financiamentos, títulos de créditos, entre outros, que constituem o passivo exigível.
2.1.1.1.1 ANÁLISE DE MERCADO
Consiste em analisar a maneira como o negócio vai se concretizar no mercado, considerando os consumidores, concorrentes e fornecedores. Geralmente dar-se-á pela coleta de informações, por visitas à concorrência para conhecer pontos fortes e fracos, estratégias e inovações, ouvir reclamações de clientes, por pesquisas de hábitos e atitudes, de qualidade, por experimentação de amostras, etc.
Se realizada da maneira correta, trará informações relevantes desde à criação de produtos, melhora na qualidade, inovação em ações de marketing e investimentos dentre outros. O que sem sombra de dúvidas, torna-se numa estratégia para determinar a posição de liderança de uma empresa.
2.1.1.1.1.1
...