PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO TEMA: FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE 1º SEMESTRE - MATRIZ 2013/1 2º SEMESTRE - MATRIZ 2013/2
Ensaios: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO TEMA: FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE 1º SEMESTRE - MATRIZ 2013/1 2º SEMESTRE - MATRIZ 2013/2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elainegilmara • 13/5/2014 • 3.318 Palavras (14 Páginas) • 1.300 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 MATEMÁTICA FINANCEIRA 4
2.1 JUROS SIMPLES 4
2.2 JUROS COMPOSTOS 5
2.3 PRESTAÇÕES ANTECIPADAS 5
2.4 PRESTAÇÕES POSTECIPADAS 5
2.5 MONTANTE 6
3 INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE E CUSTOS HOSPITALARES 7
3.1 REGIMES DE APURAÇÕES DO RESULTADOS CONTABÉIS 7
3.2 MÉTODOS DE DEPRECIAÇÃO DE BENS 8
3.3 PILARES DA CONTABILIDADE OU PRINCÍPIOS CONTABEIS 8
3.4 DEMONSTRAÇÕES CONTABÉIS 9
3.5 IMPORTÂNCIA DA IDENTIFICAÇÃO DOS CUSTOS PARA A TOMADA DE DECISÃO 10
3.6 COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDAS COM BASE NOS CUSTOS 11
4 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA 13
4.1 OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 13
4.2 ORÇAMENTO DE CAPITAL 13
4.3 TÉCNICA DE ANÁLISE DE ORÇAMENTO DE CAPITAL 14
4.4 ORÇAMENTO OPERACIONAL 14
5 CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 17
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho objetiva evidenciar métodos de avaliação com base nas demonstrações de conceitos e teorias referente às matérias estudadas neste atual semestre, detalhando o desenvolvimento e o objetivo da cada tópico que será mencionado no decorrer do texto. A geração da riqueza é a base dos motivos que levam pessoas e entidades a realizarem investimentos e buscarem cada vez mais o conhecimento, para que com isso possam obter um retorno lucrativo e sustentável.
Neste trabalho também serão desenvolvidas análises que buscarão demonstrar a utilização de teorias publicadas e de exemplos práticos que possibilitem a visualização e compreensão das matérias que serão relatadas. São elas: Matemática Financeira, Introdução a Contabilidade e Custos e Administração Financeira e Orçamentária.
2 MATEMÁTICA FINANCEIRA
É a ciência que estuda os conceitos matemáticos aplicados na analise de dados financeiros, apresentando as mudanças de valor do dinheiro com o decorrer do tempo, criando e permitindo avaliações e comparações do dinheiro aplicado em diversos pontos do tempo do financiamento, enfim é a parte da matemática mais utilizada por nós. Um exemplo comum é quando compramos algo em uma loja no crediário, fazemos financiamentos habitacionais, ou quando fazemos empréstimo onde será aplicado sobre o valor uma taxa de juros, que é calculada com a ajuda da matemática financeira. Com base nos nossos estudos em sala de aula podemos citar cinco pontos principais dentro da matemática financeira que são: juros simples, juros compostos, prestações antecipadas, prestações postecipadas e montante.
Existem dois regimes de juros, denominados regimes de juros simples ou de capitalização simples e regime de juros compostos ou de capitalização composta com lógicas internas de cálculos diferentes.
2.1 JUROS SIMPLES
Podemos relatar que os juros simples é uma remuneração do valor financeiro que foi empregado inicialmente, ou seja, se fizermos uma aplicação no banco no valor de 1000.00R$ para obter 5% ao mês do financeiro aplicado durante 10 meses, obteremos um valor final também chamado de montante de 1.500,00R$, pois este valor final é a junção do dinheiro aplicado e os juros. Juros estes que podem ser conceituado como sendo o aluguel que deve ser pago ou recebido pela utilização de um valor em dinheiro durante um certo tempo, é o rendimento em dinheiro, proporcionado pela utilização de uma quantia monetária por um certo período de tempo.
Segundo PUCCINI(2007), juros é o valor da remuneração do capital acordado entre o credor e o tomador em uma determinada operação financeira.
2.2 JUROS COMPOSTOS
É um regime no qual o juro gerado em cada período é somado ao saldo do período anterior e passa por sua vez a sofrer incidência de juros. Quando utilizamos juros compostos o dinheiro cresce mais rapidamente e exponencialmente em progressão geométrica ao longo do tempo.Juros compostos é muito usado no comércio, como por exemplo, nos bancos. Os juros compostos são utilizados na remuneração das cadernetas de poupança, pois oferecem uma melhor remuneração. Popularmente o juro composto é conhecido como “juro sobre juro”.
De acordo com Samanez (2010)pag. 15, no regime de juros compostos os prazos podem ser fracionados, o que permite apurar e manter a equivalência entre capitais em qualquer data focal.
2.3 PRESTAÇÕES ANTECIPADAS
Prestações é o valor periódico dos pagamentos e recebimentos, apresentado de forma fixa e sua utilidade é sempre em função da taxa pelo tempo, ou seja, é uma sequência de pagamentos constantes durante um determinado período e são divididas em prestações antecipadas e postecipadas. As prestações antecipadas são aquelas em que o primeiro pagamento é realizado no ato da compra, financiamento ou empréstimo. Ex.: o Hospital Alfa faz uma compra de produtos para o setor de nutrição e no ato da compra desembolsa uma primeira parcela e divide o restante em três parcelas mensais iguais.
2.4 PRESTAÇÕES POSTECIPADAS
São aquelas que não ocorre o pagamento na entrada, este primeiro pagamento só vai ser feito após um determinado período. Ex.: O hospital Beta faz uma compra de equipamentos para o setor ambulatorial em dez parcelas fixas e o pagamento da primeira parcela será efetuada com trinta dias e assim sucessivamente.
2.5 MONTANTE
É a soma do capital e do juro que foi acordado na operação financeira. Na montante utiliza-se a fórmula M(Montante) = C(Capital) +J(Juros), que é denominada a equação básica da matemática financeira. Montante também pode ser chamado de valor futuro, ou seja, são sinônimos e significa o valor de uma operação em qualquer data compreendida entre a data presente e o vencimento da referida operação. Já o valor nominal é representado pelo valor de uma operação financeira
...