PROJETO DE INTERVENÇÃO - ESTÁGIO II
Ensaios: PROJETO DE INTERVENÇÃO - ESTÁGIO II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carmozino • 23/8/2014 • 1.216 Palavras (5 Páginas) • 3.857 Visualizações
PROJETO DE INTERVENÇÃO – ESTÁGIO II
2013/2
1. DADOS DA INSTITUIÇÃO CONCEDENTE:
SECRETARIA MUNICIPAL DEDESENVOLVIMENTO SOCIAL
CNPJ: 02.020.143/0001-90
ENDEREÇO: Rua comandante superior, 1059 Bairro: Centro CEP: 56903-492 Cidade: Serra Talhada UF: PE. Fone: (087) 3831-4864 representada por: Josenildo André Barbosa Cargo/Função: Secretário Municipal de Desenvolvimento Social
1.1. DADOS DA INSTITUIÇÃO
Nome: Centro de Referência de Assistência Social
CRAS (Caxixola)
Endereço: Rua Adelina de Souza Ferraz Nº 1086
Bairro: Caxixola
Serra Talhada-PE
E-mail: crascaxixola@hotmail.com
Fone: (87) 3831-2242
Representante Legal: Josenildo André Barbosa (Secretário de Desenvolvimento Social). O Cras/Caxixola é uma unidade pública da Política de assistência Social, em torno da qual se organizam os serviços de proteção básica, do que decorre sua função de gestão local. Tendo como finalidade desenvolver um trabalho ético voltado para a defesa e garantia dos direitos dos cidadãos, e também na perspectiva de fortalecer vínculos familiares e comunitários e promover o protagonismo e a autonomia das famílias e sua comunidade.
2. DADOS DO PROJETO
2.1. Título do Projeto.
Empoderamento das Mulheres do Bairro Caxixola
2.2. Local e desenvolvimentos das atividades.
O projeto será desenvolvido no CRAS do bairro Caxixola, com o Grupo de Convivência e fortalecimento de vínculos de Mulheres no espaço físico da igreja loca.
2.3.Área de abrangência.
Moradoras da comunidade, as quais especificamente frequentam o Grupo de Convivência Familiar do CRAS.
3. PROBLEMA DIAGNOSTICADO
Através dos estágios realizados com esse grupo, observa-se que a perspectiva para independência socioeconômica, torna-se cada vez mais distante, uma vez que a falta de investimentos em programas de incentivo a profissionalização feminina ainda fica muito a desejar. A ausência de recursos financeiros em seus lares priva-lhes de adquirir a auto-estima e o desperdício de tempo livre.
4. OBJETIVO GERAL
Promover atividades em que as mulheres possam adquirir conhecimento prático, os que darão oportunidade de autonomia financeira.
4.1. Objetivos Específicos
Realizar palestras com o grupo de mulheres, apresentando a importância em solucionar a problemática existente;
Promover oficina para habilidade e criatividade profissional do fuxico artesanal.
5. JUSTIFICATIVA
Através do convívio do campo de estágio, observa-se que a grande maioria das mulheres que estão inseridas no grupo de convivência, beneficiadas pelo PAIF (Programa de Apoio Integral à Família), sobrevive apenas com o benefício do PBF( Programa Bolsa Família ) e da pouca renda do companheiro.
Em análise a essas problemáticas, elaboramos algo que possamos propor para essas mulheres de baixa renda não somente algo que as façam desenvolver métodos de gerar renda financeira própria, mas, como também algo que as possam lhe proporcionar momentos de descontração e entreterimento.
6. PÚBLICO-ALVO
Mulheres
7. DESCRIÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO E RECURSOS
O espaço físico onde vai ser executado o projeto será na capela São Francisco de Assis, localizada, no Bairro da Caxixola, com amplo espaço para comportar as (20) vinte mulheres e os demais envolvidos no Projeto.
Vai está envolvido neste projeto. Em primeiro plano, nós estagiários, a psicóloga que coordena o grupo de mulheres a Sra. Maria das Neves, a Assistente Social Supervisora de campo Selma Mª Farias da Silva, a instrutora do curso de artesanato Cifras e alguns profissionais do CRAS.
7.1. RELAÇÃO DAS ATIVIDADES
As atividades desenvolvidas serão:
Palestras informativas sobre o projeto, sua finalidade, a importância e a execução das oficinas de artesanato de fuxico que visa a geração de renda para as mulheres, conclusão do projeto com a realização do questionário.
Finalizando com sorteios e brindes de matérias para dar continuidades profissionais.
8. PARCEIROS TÉCNICOS
CRAS/Caxixola, Universidade Anhanguera-Uniderp, espaço físico da igreja local,
9. PRODUTOS DO PROJETO
Contribuir para a melhoria da má situação de renda financeira já existente e dar condições de autonomia à mulher.
10. IMPACTOS ESPERADOS
Espera-se com esse projeto alcançar que pelo menos 90% das mulheres adquiram além prática profissional do artesanato o interesse por sua independência financeira. Que a partir de então, não vivam mais a merecê da sorte ou da vontade de seus cônjuges, mas que estejam sempre em busca de um ideal.
11. CRONOGRAMA
ATIVIDADE FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO
Elaboração do Projeto X
Organização da Execução do Projeto X
Reunião entre estágios e Profissionais X
Execução do Projeto X
12. INVESTIMENOS
RECURSO QUANTIDADE VALOR UNITÁRIO TOTAL
Materiais de consumo
...