PSCOLOGIA JURÍDICA
Trabalho Universitário: PSCOLOGIA JURÍDICA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: GESIELMELO • 17/9/2014 • 329 Palavras (2 Páginas) • 335 Visualizações
1. A partir da leitura do texto “Psicologia e Justiça: a psicologia e as práticas judiciárias na construção do ideal de justiça”, de Hélio Cardoso de Miranda Júnior, (disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98931998000100004&script=sci_arttext&tlng=en>. Acesso em: 29 jul. 2014), e do material didático, construa um texto de no mínimo 08 linhas discutindo a importância dos saberes construídos pela Psicologia para o Direito. (3,5 pontos)
R: A psicologia exerce grande importância nas relações interpessoais e profissionais. O profissional desta área visa estudar os comportamentos do ser humano através de fatores inerentes a ele, como emoção, ideias, etc. Levando em consideração tal afirmação, percebe-se que esta área é importante na compreensão das causas e dos comportamentos ligados nas questões das instituições jurídicas.
2. A interdisciplinaridade é a qualidade daquilo que se realiza com a cooperação de várias disciplinas e implica a existência de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas atividades de forma isolada, dispersa ou fracionada. Assim, trata-se de um processo dinâmico que procura solucionar diversos problemas de investigação. A partir deste conhecimento e dos materiais estudados, justifique a importância da interdisciplinaridade no ramo do Direito. (3,5 pontos)
R: Esta “mistura” entre disciplinas e campos do conhecimento que visam um resultado comum é importante para o ramo do direito. Através desta mistura, pode-se tomar conhecimento de fatos e esclarecer ideias sobre determinado assunto. No ramo do direito é importante em diversas áreas, como no Direito, em uma análise comportamental de uma família que discute a guarda de um filho, ou na análise dos comportamentos, pensamentos e reações dos criminosos, para se chegar a um diagnóstico, entre outras áreas.
3. De acordo com o material estudado e sua experiência profissional, cite e justifique no mínimo 04 áreas de atuação da Psicologia no Direito. (3,0 pontos)
R: A psicologia na área do direito de família, na qual busca a compreensão da situação familiar que envolve a criança, sentimentos e comportamentos da criança que está em meio ao conflito de interesses.
...