PUBLICAÇÃO DE SALDO SOCIAL
Relatório de pesquisa: PUBLICAÇÃO DE SALDO SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deiacontar • 30/5/2014 • Relatório de pesquisa • 1.355 Palavras (6 Páginas) • 180 Visualizações
........................................................4
4 PUBLICAÇÃO DO BALANÇO SOCIAL..................................................................6
5 CONCLUSÃO...........................................................................................................7
6 REFERÊNCIA .........................................................................................................8
1 INTRODUÇÃO
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) lançou em 2005, o índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), composto por empresas abertas, selecionadas por possuírem práticas de Responsabilidade Social sob os seguintes enfoques: econômico-financeiro, social, ambiental, governança corporativa e natureza dos produtos.
O ISE reflete o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com os melhores desempenhos em todas as dimensões que medem sustentabilidade empresarial. Seus objetivos são funcionar como uma referência para o investimento socialmente responsável e atuar como indutor de boas práticas no meio empresarial brasileiro
Assumindo que empresas sustentáveis geram valor para o acionista no longo prazo, pois, supostamente, estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, organizações relacionadas a externalidades negativas, como as indústrias de cigarro, bebidas alcoólicas e armas, apesar de legalmente estabelecidas e autorizadas a comercializarem bens e serviços sob controles específicos, são motivos de discussão quando também se declaram socialmente responsáveis e divulgam manter padrões éticos de comportamento com os públicos interno e externo.
2 O ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
Em 29 de novembro de 2012 a BM&FBOVESPA anunciou a oitava carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que vai vigorar de 07 de janeiro de 2013 a 03 de janeiro de 2014. A nova carteira reúne 51 ações de 37 companhias. Elas representam 16 setores e somam R$ 1,07 trilhão em valor de mercado, o equivalente a 44,81% do total do valor das companhias com ações negociadas na BM&FBOVESPA (em 26/11/2012). Das 37 empresas da carteira atual, 35 foram selecionadas também para a nova. E duas companhias ingressaram: Telefônica e WEG, esta última trazendo para o ISE o setor de Máquinas e Equipamentos/Motores, Compressores.
3 O QUE É O ISE-BOVESPA?
O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) é um indicador que mede o retorno absoluto de uma carteira teórica formada por atuações de empresas com notável comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial, atuando como promotor das boas práticas no meio empresarial brasileiro. As ações são escolhidas em meio as mais comerciadas na BOVESPA, levando em conta a liquidez, e são avaliadas na carteira pela importância (valor) de mercado das ações disponíveis à transação.
O ISE é um referencial que busca apontar as melhores empresas sustentáveis, sendo assim, ele procura recompensar as empresas com as melhores práticas servindo, deste modo, como uma ferramenta de classificação. Para que tenha reatividade, a exposição dos desempenhos necessita ter amplo alcance e abranger todos os públicos interessados.
3.1 BENEFÍCIOS EM INTEGRAR ESSE TIPO INDÍCE
Esse tipo de empreendimento (empresas sustentáveis) suscita valor para o acionista a longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais. Desse modo, pode-se entender que ao se associar ao ISE, a empresa pode obter diversos ganhos, sendo eles tangíveis e intangíveis.
3.2 TIPOS DE INVESTIMENTOS NA ÁREA SOCIAL E AMBIENTAL
No Brasil, os investimentos socialmente e ambientalmente responsáveis são uma tendência e uma pratica em desenvolvimento no mercado financeiro.
Logo abaixo têm alguns exemplos de empresas que investem na área social e ambiental, algumas delas participam do ISE BOVESPA.
(Sadia e Perdigão) A Sadia e a Perdigão apresentam projetos similares, como é o caso da utilização do processo de decomposição por biodigestores. A Sadia deixa claro em seu Relatório da Administração do ano de 2006, se a empresa possui uma Gestão Ambiental, se existe um acompanhamento das ações realizadas e o que é feito com os seus resíduos sólidos, o que não ocorre na Perdigão.
(Bradesco)- Em 1956, o banco plantou uma importante semente na tentativa de alcançar esses ideais. Nascia nesse ano a Fundação Bradesco, considerada hoje o maior projeto social do país. Com essa iniciativa foi possível oferecer a milhares de alunos de todo o Brasil um ensino gratuito e de qualidade. Atualmente, professores qualificados continuam com um trabalho de mais de 50 anos, fazendo da educação um instrumento de transformação. Mas esse é apenas um, dentre tantos projetos sociais do Bradesco. A preocupação em oferecer serviços de qualidade a qualquer brasileiro fomentou a busca por aperfeiçoar o acesso dos deficientes físicos aos produtos e serviços do banco. Há algum tempo, o Bradesco está readaptando a estrutura de suas agências para atender às necessidades de pessoas que não se locomovem. Para os clientes portadores de deficiência visual, desenvolveu máquinas de Autoatendimento com versão audível e disponibilizou a chave de segurança eletrônica. Já os deficientes auditivos contam com uma central de atendimento exclusiva. Atrelado a essas ações, o banco ainda alinhou as eficiências dos serviços a uma atitude responsável em relação ao meio ambiente. O uso de papel reciclado; a coleta seletiva de metais, vidros e plásticos; a utilização de sacos plásticos biodegradáveis são algumas das atitudes ambientais adotadas. Além disso, associa alguns de seus produtos a iniciativas de auxílio ao meio ambiente. Um recente exemplo é o Programa Ecofinanciamento de Veículos, uma parceria
...