Pensamentos e idéias de Maquiavel
Resenha: Pensamentos e idéias de Maquiavel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: negritudejr • 2/4/2014 • Resenha • 873 Palavras (4 Páginas) • 401 Visualizações
MAQUIAVEL:
Nascido em Florença na Itália, Maquiavel atuou em diferentes áreas profissionais como historiador, músico e diplomata. Destacou-se na história da ciência política depois de escrever sobre as diferentes formas de governo, impondo sua opinião de frente tudo que observou e viveu. Se abdicando de ideologias e de conceitos, Maquiavel relatou a realidade de um governo como ela é, através de experiências vividas por ele em cargos públicos e baseado em governantes fracassados e exaltados, os quais foram usados como exemplos de governo e relatados em sua obra.
Maquiavel dedicou boa parte da sua vida a analisar a humanidade e a forma como seus governantes exerciam sua soberania. Vendo a reação do sociedade mediante seus governantes, Maquiavel concluiu que a humanidade não evolui, e sim nasce, cresce, passa por um processo de estabilidade, entra em declínio e morre.
O PRÍNCIPE:
Maquiavel ao se ver situação desoladora, afastado da política e de suas funções públicas escreveu este livro para presentear Lourenço de Médici, com o intuito de retomar às suas atividades no serviço publico. O livro foi tido como uma espécie de manual do bom governante, que se inicia com uma classificação dos tipos de governo e da melhor maneira de conquista-los. Dessa maneira Maquiavel introduziu seus pensamentos e suas ideias através de vários exemplos, citando desde romanos até os próprios gregos e italianos.
Uma das características que mais marcou o livro de Maquiavel, foi que ele acreditava que os políticos da Itália, deveriam unificá-la, pois para Maquiavel, uma Itália unificada seria uma potência mais do que afirmada. Que se sobrepunha através do seu governo.
Levando em consideração o seu conceito de que os fins justificam os meios, explicação muito usada para analisar a conquista e a forma de se manter no poder por príncipes, com este tipo de pensamento, Maquiavel começa a analisar e a separar a moral do poder, pois para conquistar o poder e manter-se nele, seria preciso praticar atos imorais, brutais, violentos, entre outros e saber a hora de ser gentil e de ser cruel. Explicação interpretada por alguns para o bem, no entanto para outros para o mal.
Entre suas pensamentos e suas descrições, os dois tópicos mais analisados por autores de todo o mundo sobre este livro se resume em duas palavras virtú e fortuna.
VIRTÚ:
Pensadores acreditavam que o fato de Maquiavel ter vivido ao redor e ter escrito sobre grandes homens, classificou o termo virtú como o espaço de liberdade que esses homens teriam para fazer a história, sendo assim um marco de mudança, resultado de trabalho, força e vontade.
FORTUNA:
Maquiavel teria criado esse termos para descrever o que estaria relacionado ao acaso dos fatos, a situações que não dependiam da vontade de príncipes e sim do destino. Tendo assim a capacidade de mudar o percurso das coisas como elas são ou como se esperava que deveria ser. E assim Maquiavel alegava que para que um príncipe exercesse um grande reinado, precisaria ter além de virtú, também fortuna.
Um dos mais nobres conceitos escritos por Maquiavel
...