Perfil migratorio
Por: Leliii • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 638 Palavras (3 Páginas) • 646 Visualizações
Qual o perfil migratório deste século?
Desde a década de 80, o pais era caracterizado pelo grande número de emigrantes que se dirigiam, em geral, para os Estados Unidos e para a Europa. Esse fenômeno trouxe durante muito tempo efeitos negativos para o Brasil, na medida em que tínhamos uma fuga de cérebros (brain drain), ou seja, nossa mão de obra qualificada se direcionava a estas regiões, buscando novas oportunidades profissionais.
Contudo, esse panorama vem se alterando na conjuntura mais atual. O Brasil nos últimos anos, além de uma potencia regional, tornou-se um dos países com maiores índices de desenvolvimento, sendo hoje a 6ª Economia Mundial.
A migração é feita de muitos números e estatísticas que crescem sempre mais, mas, principalmente, é feita de rostos, histórias, esperanças e de muitos “porquês?”, pois as pessoas veem as grandes cidades como fontes de esperança pela melhoria de vida se sentem atraídas com as propagandas feitas pelas televisões, rádios, outdoor e por comentários alheios.
Migrar consta na Constituição, que faz parte do direito de ir e vir. Porem a migração envolve varias questões sociais, econômicas e geográficas. As grandes cidades hoje estão superlotadas devido a grande quantidade de pessoas que se deslocam de interiores, e de outros estados, com o sonho de uma vida melhor e de um salario digno
O atual e crescente estímulo a emigrar, portanto, tem como causa: o aumento da desigualdade social e econômica entre o Norte e o Sul do mundo; a falta de perspectiva no âmbito da formação e do trabalho para muitos jovens; as catástrofes naturais e ecológicas; o desequilíbrio demográfico entre os diversos continentes; as da se guerras; a perseguição política, étnica e religiosa; o terrorismo; a violação dos direitos humanos.
A atual ordem econômica global não deixa vislumbrar um futuro de maior justiça, democracia e distribuição dos bens. Ao passo que se difunde no mundo inteiro uma única cultura niveladora, que coloca ao centro o lucro e a lei do mercado, afirmam‐se novas ideologias totalitárias, que se alimentam dos fundamentalismos religiosos e do retorno fanático sobre as próprias raízes étnicas. Com tudo isso se vê que o perfil migratório deste século é o sócio econômico, com o aumento da densidade urbano-industrial.
Qual a influencia dos avanços tecnológicos e dos polos educacionais na migração atual.
A globalização é um processo inevitável nos dias de hoje, a sociedade, podemos dizer que não se acostumou mais se tornou dependente dela, e é algo de dimensão multidimensional, pois ela se faz presente, na política, na cultura, nos aspectos ambientais e até mesmo nos aspectos demográficos. Todas essas diferentes dimensões da atual fase da globalização passam por transformações aceleradas, devido à redução dos custos de transporte, informação e comunicação. Com toda essa frenética dinâmica, as diferentes dimensões evolucionam com matizes, ritmos e características próprias, levando muitas vezes a tensões entre elas. Não pode se imaginar os dias de hoje sem tecnologia a cada dia vemos o crescimento acelerado das inovações tecnológicas, em escolas empresas instituições estão investindo em multimídias, e toda a sociedade esta também se adaptando a ela.
E o grande desafio do século é justamente aprender a se adaptar com essas mudanças ocorrendo em todo
...