Pesquisa Em Serviço Social
Trabalho Escolar: Pesquisa Em Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: celsomessias1974 • 7/11/2014 • 3.495 Palavras (14 Páginas) • 213 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL- UNIDERP
POLO PRESENCIAL – BARRETOS
SERVIÇO SOCIAL
PESQUISA NO SERVIÇO SOCIAL
GISELE NASCIMENTO PEREIRA- RA: 378921
JULIANA SOMBRA DE MELO CRUZ- RA: 366850
KEZIA PEREIRA DA CRUZ- RA: 381985
KARINA LUZ MUSTAFE- RA: 382330
PATRÍCIA MARQUES MESSIAS- RA:366858
PESQUISA
PROFESSOR ALESSANDRA CRISTINA DE SOUZA ARAUJO
ANHANGUERA- UNIDERP
BARRETOS 2014
ANHANGUERA EDUCACIONAL- UNIDERP
POLO PRESENCIAL – BARRETOS
SERVIÇO SOCIAL
GISELE NASCIMENTO PEREIRA- RA: 378921
JULIANA SOMBRA DE MELO CRUZ- RA: 366850
KEZIA PEREIRA DA CRUZ- RA: 381985
KARINA LUZ MUSTAFE- RA: 382330
PATRÍCIA MARQUES MESSIAS- RA:366858
PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
Está ATPS apresentado a Prof.ª Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia . da disciplina Pesquisa em Serviço Social como requisito parcial para obtenção da média semestral.
ANHANGUERA- UNIDERP
BARRETOS 2014
SUMÁRIO
Introdução 4
1.Metodologia Cientifica 5
2.Função do profissional de Serviço Social para a área de Ciências Humanas e Sociais. 5
2.1.Relevância da pesquisa social na atualidade para o campo do Serviço Social 6
2.2.O Serviço Social escolar é um desafio para o Assistente Social? 7
3.Pesquisa Científica na área da educação 8
3.1.Justificativa 8
3.2.Objetivos 9
3.3.A problemática na educação no Brasil 9
3.4.Metodologia a ser aplicada 10
3.4.Cronograma 10
3.5-Tabela do cronograma da pesquisa. 12
4.0.Conclusão 13
Referências Bibliográficas 14
Introdução
Este trabalho vem destacar a importância da maturidade adquirida no que tange ao embasamento teórico e a experiência nas pesquisas (Adquirida não de modo aleatório, mas de forma construída continuamente e complexa durante anos, enfrentando diversos debates dentro da profissão) os assistentes sociais levantaram elementos que são bases em todas as linhas de pesquisas, e depois, aprofundar no modo de pesquisa do Serviço Social, através de uma linha hegemonicamente marxista de pesquisa.
Entendendo essa relação, vamos iniciar o entendimento da pesquisa dentro do Serviço Social. Primeiramente, apresentamos uma visão geral da pesquisa científica, entendendo suas relações de "quebras" com o entendimento "vulgar" e vamos partir ao princípio da pesquisa dentro do Serviço social, seus elementos e formas de pesquisa interventiva.•
A importância da pesquisa na profissão está totalmente ligada a toda construção histórica da mesma. Ao longo de Décadas caíram ao reducionismo, em uma relação defasada entre pesquisa e prática profissional.
1.Metodologia Cientifica
Metodologia Científica é um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento de maneira sistemática. Pesquisadores das mais diversas áreas a utilizam para se obter conhecimento acerca de um determinado tema, envolvendo diversos tipos de pesquisa, como a bibliográfica, documental, experimental e pesquisa em campo, entre outras, a qual é definida de acordo com o tipo de pesquisa que se pretende realizar.
As atividades de pesquisa, basicamente, procuram responder as questões propostas em indagações, dúvidas ou onde não haja conhecimento de um determinado fato. Envolve investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagrada pela ciência e é voltada para a solução de problemas, através do emprego de processos científicos.
Sua classificação se dá de acordo com a área da ciência, a natureza da pesquisa, os seus objetivos, seus procedimentos e forma de abordagem e apresenta as seguintes modalidades: Exploratória, Teórica, Aplicada, Pesquisa de campo, Experimental e Bibliográfica.
Existem diversos tipos de pesquisas, as quais podem ser definidas de acordo com a forma de abordagem, podendo ser quantitativa ou qualitativa.
As pesquisas são de extrema importância para o campo do serviço social, tanto quanto para outros campos de atuação do ser humano, pois fornecem informações imprescindíveis para a formulação de projetos, políticas públicas, etc.
2.Função do profissional de Serviço Social para a área de Ciências Humanas e Sociais.
O profissional de Serviço Social deve ter como objetivo primordial de sua atuação profissional a contribuição para a construção de uma ordem social, política e econômica menos desigual que a atual. Através do reconhecimento dos determinantes estruturais e das dificuldades da realidade social, dos limites e das possibilidades do seu trabalho, deve atuar contra os problemas das injustiças, que afetam os desamparados socialmente.
Entre as principais conquistas devem estar a ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas
...