Planos De Aula 1 A 4 De Ciencia Politica
Ensaios: Planos De Aula 1 A 4 De Ciencia Politica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Daviisouza • 2/4/2014 • 363 Palavras (2 Páginas) • 494 Visualizações
Plano de Aula 1 de Ciência Politica
Prof.: Eleonora Freire
Aluno: Davi Souza Cavalcanti
1- O sistema educacional brasileiro
2- Um discurso aberto, com a finalidade de atingir todas as pessoas que ouvirem tal discurso.
Plano de Aula 2 de Ciência Politica
Prof.: Eleonora Freire
Aluno: Davi Souza Cavalcanti
1- A retórica além de ser a arte da persuasão pelo discurso; é também a teoria e o ensinamento dos recursos verbais – da linguagem escrita ou oral – que tornam um discurso persuasivo para seu receptor. Segundo Aristóteles, a função da retórica não seria “somente persuadir, mas ver o que cada caso comporta de persuasivo”
2- Através do discurso e da oratória é que o orador consegue convencer seus pares a acreditarem ou acatarem suas ideias ou posicionamento de suas concepções políticas.
Plano de Aula 3 de Ciência Politica
Prof.: Eleonora Freire
Aluno: Davi Souza Cavalcanti
Diferencie o conceito de pacto social em Hobbes , Locke e Rousseau.
R: Para Hobbes, os homens fixam entre si um pacto de submissão, pelo qual, focando a preservação de suas vidas, transferem a um terceiro a força coercitiva, trocando sua liberdade pela segurança do Estado-Leviatã.
Já o pacto social pregado por Locke em tudo se diferencia do defendido por Hobbes, pois para aquele o contrato social é um pacto de consentimento no qual os homens concordam livremente em constituir a sociedade civil para preservar e tornar cada vez mais instáveis os seus direitos.
Rousseau por sua vez defendia o pacto legitimo pautado na alienação total da vontade particular como condição de igualdade entre todos. A soberania do povo seria condição necessária para sua libertação. Desta forma o soberano seria o povo e não o rei.
Plano de Aula 4 de Ciência Politica
Prof.: Eleonora Freire
Aluno: Davi Souza Cavalcanti
1- O monopólio do uso da violência legitima do Estado significa que alguns agentes desse mesmo, possuem a função de coerção sobre a sociedade e segundo Webber, seu uso seria essencial para existência de uma sociedade. Esta concepção foi concedida na criação do estado moderno e se baseia em uma troca, o estado teria o uso legitimo da violência e para isso deveria gerar a segurança de seus indivíduos. Exemplos da violência legitima por parte do Estado seriam o uso da policia, além do Estado poder fazer a cobrança de impostos.
...