Portifolio Individual
Monografias: Portifolio Individual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 65kiru • 5/6/2013 • 1.965 Palavras (8 Páginas) • 311 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 100
1 INTRODUÇÃO
Ao desenvolver este trabalho veremos a importância da estatística pra o administrador e sua complexidade na organização, outro ponto importante e o capital humano que dá grandes resultados e impactos as organizações, bem como a cultura e os aspectos psicológicos, biológicos e ambientais.
2 DESENVOLVIMENTO
1 – A estatística por meio da análise de probabilidade pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?
Sim. Em situações futuras é difícil de prever ao certo as modificações de mercados, mas todo mercado tem uma tendência favorável, e é aonde devemos mensurar e analisar através das probabilidades estatísticas, as condições de mercado de determinado ramo de atividade. Isto é especialmente verdade para as pequenas empresas, que tendem a ter maior volatilidade do que as grandes organizações, devido ao seu histórico, ser recente em vendas e custos. Por esta razão, as distribuições de probabilidades pode ser uma grande ferramenta de auxilio para estimar retornos futuros e de rentabilidade.
2 - O uso da estatística seria restrito aos profissionais da área de matemática e estatística? Justifique sua resposta.
Não. Pois a estatística está presente na vida cotidiana das pessoas, podemos citar alguns exemplos: jogos lotéricos, baralhos, dados, e snooker; futebol de fim de semana, e vários outros. A estatística é fundamentada em conhecimentos de matemática, cálculo e teoria das probabilidades, técnicas e métodos estatísticos, computação e métodos de análise estatística e disciplinas profissionalizantes, desta forma, um bom profissional, tem aptidões para solucionar problemas, buscar de evidências quantitativas sobre um determinado fenômeno. Logo é preciso construir uma base de conhecimento em matemática, incorporar habilidades no uso dos computadores, desenvolverem uma boa comunicação oral e escrita, estar aberto ao aprendizado de novas técnicas e métodos de trabalho, e aprender a trabalhar em conjunto com profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Estes são exemplos para ser um bom administrador e profissional, e ter garantia no processo decisório, bem como a utilização não somente na organização, mas também na vida domestica em geral.
3 - De que forma a estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisão dos gestores dentro de uma organização empresarial?
A estatística é utilizada com o objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção, detecção e expansão da rede corporativa, identificando suas causas em tempo real, o que, conseqüentemente auxilia no aumento da produtividade/resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos e produtos; Analise de demanda de mercado para abertura de novas filiais, etc. . Desta forma a estatística é muito útil para a tomada de decisões dentro e fora de uma organização, pois tendo todas as informações armazenadas e atualizadas. Os gestores poderão tomar a decisão mais assertiva e eficaz para solucionar possíveis problemas, e expansão de uma organização.
4 - Porque as organizações devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos no contexto laboral?
Devem valorizar pois o capital humano na empresa é um bem mais precioso para o sucesso empresarial. Existe atualmente uma grande demanda e interesse, por parte das empresas pelo assunto inovação. No contexto de grandes transformações com que se deparam as organizações, muitas idéias têm sido propostas com o objetivo de identificar mudanças no processo de fabricação, e/ou criação de produtos. São essas inovações que têm feito com que muitas empresas, permaneçam no mercado. Buscando descobrir idéias para melhorias nos processos, as empresas apostam nas novas tendências de mercado. Entretanto, para um melhor resultado frente às inovações, elas precisam além de investir em tecnologia de processos, criar projetos que valorizem os colaboradores como um dos principais responsáveis pelo sucesso dos projetos de inovação. A receita da competitividade permanente, está nas estratégias de motivação, e comprometimento dos colaboradores nos processos de mudanças das empresas, e podemos exemplificar que o capital humano e um bem intangível.
5 - Os aspectos culturais influenciam o comportamento humano no contexto das organizações?
Sim. Temos pelos menos cinco tipos de aspectos culturais que influenciam bastante no comportamento humano, tanto dentro de uma organização, ou até mesmo na Sociedade. Segue abaixo alguns exemplos:
a) - Antropológicos ou culturais
Fator relacionado à questão de cultura de um povo ou grupo social. Por exemplo: Pessoas de diferentes estados tem culturas diferentes como o paulista em relação ao mineiro, o gaucho em relação ao nordestino e outras denominações como escolas e igrejas, e etc.
b) - Sócio-Econômicos
Pessoas que moram em locais mais pobres ou ricos tem, em geral, características mais semelhantes entre si. É comum termos notícias de pessoas que se tornaram ricas de forma rápida e passaram a agir de modo diferente com seus amigos, parentes, e pessoas importantes na sociedade, etc. O contrário também ocorre. Outro exemplo, é em situações econômicas de crise, algumas pessoas podem sofrer alterações de comportamento, devido ao endividamento, desemprego.
c) - Biológicos ou Fisiológicos
Está relacionado ao físico. Um exemplo clássico é a mulher grávida. A alteração
...