Positivismo
Resenha: Positivismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laisafernanda • 4/6/2014 • Resenha • 290 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
O positivismo de Augusto Comte encontra aceitação no Brasil, em teses de doutoramento da Escola de Medicina e da Escola Militar. A partir de 1870, o positivismo passa a influenciar na discussão política, principalmente entre os militares.Os religiosos, representados por Miguel Lemos e Teixeira Mendes, fundam a primeira Igreja Positivista do Brasil, no Rio de Janeiro. Os heterodoxos, como Luís Pereira Barreto, Alberto Sales e Benjamin Constant aceitaram somente a parte filosófica científica de Augusto Comte.
No Rio Grande do Sul, na liderança de Júlio de Castilhos, houve um positivismo político que determinou a atitude política de militares e civis da pequena burguesia no Sul e em outros estados do país. Os positivismo foi a principal corrente de pensamento na formação intelectual dos militares que cursaram as escolas militares, influência que se estendeu às rebeliões tenentistas da década de 20. Em sua vertente gaúcha, o positivismo esteve presente na organização estatal formulada por Vargas e em seu projeto de desenvolvimento nacionalista burguês. Os positivistas brasileiros s participaram do movimento pela Proclamação da República, em 1889, e na Constituição de 1891, tanto que a bandeira brasileira passou a expressar o lema positivista “Ordem e Progresso” que para Augusto Cante era a forma abreviada do lema "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim" em francês L'amour pour principe et l'ordre pour base; le progrès pour but.). Seu sentido é a realização dos ideais republicanos: a busca de condições sociais básicas (respeito aos seres humanos, salários dignos etc.) e o melhoramento do país (em termos materiais, intelectuais e, principalmente, morais).
A expressão é utilizada como lema na Bandeira Nacional do Brasil, que fora idealizada por Raimundo Teixeira Mendes e pintada pela primeira vez pelo artista Décio Villares.
...