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Escola de Frankfurd: Critica ao positivismo

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Por:   •  3/6/2013  •  Artigo  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  716 Visualizações

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 Escola de Frankfurd: Critica ao positivismo

 que Auschwitz não se repita. Ela foi a barbárie contra a qual se dirige toda a educação

 Intervir sobre “a psicologia das pessoas que fazem coisas deste tipo”

 “É preciso reconhecer os mecanismos que tornam as pessoas capazes de cometer tais atos, é preciso revelar tais mecanismos”.

 É necessário contrapor-se a tal ausência de consciência, é preciso evitar que as pessoas golpeiem para os lados sem refletir a respeito de si próprias.

“A educação tem sentido unicamente como educação dirigida à auto-reflexão crítica.”

 Valorizar a Educação infantil (sobretudo primeira infância)

 Valorização da dor, Objetivo de “Ser duro” = indiferença contra a dor em geral, “Quem é severo consigo mesmo adquire o direito de ser severo também com os outros, vingando-se da dor cujas manifestações precisou ocultar e reprimir.”

 Frieza, Tortura

 Medo não deve ser reprimido na educação

 “O caráter manipulador – e qualquer um pode acompanhar isto a partir das fontes disponíveis acerca desses líderes nazistas- se distingue pela fúria organizativa, pela incapacidade total de levar a cabo experiências humanas diretas, por um certo tipo de ausência de emoções, por um realismo exagerado.

 Consciência coisificada: Tornam-se iguais a coisas, Tornam os outros iguais a coisas. “Um mundo em que a técnica ocupa uma posição tão decisiva como acontece atualmente, gera pessoas tecnológicas, afinadas com a técnica.”

 Aspectos bons e ruins: “[...] na relação atual com a técnica existe algo exagerado, irracional, patogênico. Isto se vincula ao ‘véu tecnológico’. Os homens inclinam-se a considerar a técnica como sendo algo em si mesma, um fim em si mesmo, uma força própria, esquecendo que ela é a extensão do braço do homem.”

ASSUNTO 4

Visibilidade e Espetáculo

Maria Rita K.

 Capitalismo midiático

 Como a mídia explica o nosso mundo

 Você consome para aparecer

 Valorização do consumo

 Intimidade alheia

 Sociedade que valoriza o espetáculo

 Predomínio da imagem impedindo a reflexão

 A imagem torna-se a realidade mais pura

 Imagem mais real do que a própria situação no local

 Antes a imagem , o ser visto se dava pela ação política- polis grega, hoje é pelo consumo

 Poder e Dominação na sociedade do espetáculo: A visibilidade se desliga dos espaços de decisão e migra para os telejornais. Ao mesmo tempo a imagem oculta o que a engendra

 Deslocamentos:

Da

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