Prevenção E Valorização Da Prova
Trabalho Escolar: Prevenção E Valorização Da Prova. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: dica06 • 29/7/2014 • 420 Palavras (2 Páginas) • 703 Visualizações
OBJETIVO GERAL:
Criar condições para que o profissional da área de segurança pública possa: Ampliar conhecimentos para: Compreender o sentido sistêmico que envolve todo o processo criminal, desde a fase inicial na cena do crime, até a utilização das provas materiais e subjetivas na fase final, na esfera do Poder Judiciário. Desenvolver/exercitar habilidades para: Utilizar técnicas de isolamento de locais de crime e procedimentos requeridos para uma correta preservação das provas. Fortalecer atitudes para: Reconhecer na produção das provas, quer sejam materiais ou subjetivas, a sua relação direta com a plena aplicação da garantia dos Direitos Individuais, com a proteção dos Direitos Humanos e com o combate à impunidade. Atuar com uma conduta adequada na cena do crime, reforçando em cada um dos envolvidos no Sistema de Justiça Criminal, o sentido do valor que o desempenho de sua atividade representa.
EMENTA:
Concepção epistemológica da prova e sua relevância.Identificação e preservação das provas materiais e subjetivas.Princípios que regem a prova no âmbito processual penal.Procedimento probatório.Condições de coleta da prova.Produção da prova em local de crime.Aspectos críticos em local de preservação de prova de crime: competências funcionais, gerenciamento da comoção/retaliação pública, ligação com a imprensa, vitimas, acusados.
BIBLIOGRAFIA:
ARAGÃO, Ranvier Feitosa. Acidentes de trânsito: aspectos técnicos e jurídicos. 2. ed. Campinas: Millennium,
2003.
ARANHA, Adalberto José Q.T. de Camargo. Da prova no processo legal. São Paulo: Saraiva, 1994.
BORGES DOS REIS, Albani et al. Tratado de perícias criminalísticas: identificação humana. Porto Alegre:Sagra Luzzato, 1999.
CAVALCANTI, Ascendino. Criminalística básica. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1995.
CRUZ, Alexandre. Falso testemunho, falsa perícia. Campinas: Millennium, 2003.
DOREA, Luiz Eduardo. Local de crime. 2. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1995.
_____. et al. Criminalística. 3. ed. Campinas: Millennium, 2006.
ESPINDULA, Alberi. Perícia criminal e cível. 2. ed. Campinas: Millennium, 2006.
_____. Local de crime: isolamento e preservação, exames periciais e investigação criminal. 2. Ed. Brasília:Alberi Espindula, 2003.
FIGINI, Ariano Roberto da Luz et al. Identificação humana. 2. ed. Campinas: Millennium, 2003.
KLEINUBING, Rodrigo; NEGRINE NETTO, Oswaldo. Dinâmica dos acidentes
de trânsito: análises e reconstruções. Campinas: Millennium, 2006.
NOBORU Marukawa. L.; FELIPETTO, Daniel Orientações em Segurança Pública. Instituto de Criminalística Londrina, 2007.
MALATESTA, Nicola Framarino dei. A lógica das provas em matéria criminal. 2. Ed. São Paulo: Teixeira.
MARQUES, José Frederico. Elementos
...