Problemas sociais no Brasil
Artigo: Problemas sociais no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: scsantossouza • 11/5/2014 • Artigo • 425 Palavras (2 Páginas) • 371 Visualizações
1 – INTRODUÇÃO
A atual questão social refere-se à ampliação do trabalho na sociedade capitalista começando pela degradação do trabalho, a perda e o desaparecimento de muitas categorias e postos de trabalho, e isso ocorre quando o estado passa a se retirar do campo social com cortes, privatizações e etc.
O povo se vê desvalido de direitos sociais básicos, enquanto que as elites políticas não articulam democracia política com democracia soci-al, pois o país é uma das maiores economias do mundo e também é uma das maiores desigualdades sociais.
A questão social tem sido o espinho no pé desse país, mas não se procura encarar o problema como ele verdadeiramente é, quando jogam-na no campo da filantropia e não um caso da nação como um todo, vendo-a como algo que está aquém e além das nossas vidas, como se fosse irreal.
Os problemas sociais foram uma constante no Brasil desde tempos imemoriais, encaradas como coisa da filantropia alheia, mesmo no de-correr do tempo, com o surgimento das grandes cidades, quando tais proble-mas se tornaram mais agravantes. Com as mudanças verificadas na socieda-de, na questão trabalhista, o problema da pobreza tomou outro rumo, separan-do-se dos problemas do cidadão, que era aquele que contribuía financeiramente com os cofres públicos.
As elites dirigentes atuaram e atuam naquilo que consideram perigoso à ordem nacional, melhor dizendo, ao poder temporal daqueles que se revezam, deixando estar em situações de pobreza, de violência, de desajus-tes sociais, porém vivenciamos, assim, um quadro de retração e liquidação dos direitos sociais dos cidadãos, ocasionando no aumento do número de indiví-duos, famílias e comunidades que vivem em condições precárias por causa da grande desigualdade social e da redução da qualidade de vida. Com isso, te-mos o crescimento das desigualdades dos direitos básicos – civis políticas e sociais – de massa significativa da sociedade brasileira.
Na conjuntura atual, a família brasileira retorna a cena enquanto agente importante e central das políticas públicas sociais, haja vista a proliferação dos programas e projetos assistenciais de combate a fome e miséria que tem como alvo a família. Exemplos nesse sentido é o caso dos programas Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada – BPC, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, entre outros. Programas esses que são alvos da intervenção dos assistentes sociais.
Assim, temos como eixos: em primeiro lugar, problematizar a-cerca das múltiplas expressões da “questão social” no Brasil contemporâneo; em segundo, discorrer sobre proteção social, políticas sociais e as famílias bra-sileiras; e, por fim, realizar considerações sobre as construções de redes soci-ais como estratégia de enfretamento da questão social por parte das famílias brasileiras.
...