Processo Administrativo
Monografias: Processo Administrativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Carolane • 15/10/2013 • 2.349 Palavras (10 Páginas) • 188 Visualizações
Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Disciplina – Processos Gerenciais.
Profª-: Ivonete Melo de Carvalho.
Cuiabá/MT2013
INTRODUÇÃO
Para que o Processo Gerencial realmente tenha êxito são necessários diversos componentes, inicialmente: Planejamento Estratégico que visa dar rumo ao negócio evitando problemas na fase de execução. Trocando em miúdos firma-se a frase do filósofo romano Sêneca: “Não há vento favorável para aquele que não sabe aonde vai”. Através do planejamento é possível definir metas bem definidas, deixando assim de fazer parte de uma estatística preocupante no Brasil onde 70% das micro e pequenas empresas fecham as portas em seus primeiros cinco anos de vida.
Por essa razão é necessário fazer um planejamento estratégico que visa identificar as ameaças e oportunidades, forças e fraquezas, e a partir daí formular estratégias possíveis para aproveitar as oportunidades e neutralizar as ameaças e assim cumprir a missão estabelecida.
O planejamento estratégico é uma das ferramentas que possibilita aos empreendedores administrar melhor os seus negócios e independentemente do tamanho da empresa é necessário estabelecer metas, parâmetros e elaborando um plano de ação que permite visualizar cada um dos objetivos propostos de forma detalhada.
Processo Administrativo
De acordo com o Prof. Roberto Shinyashiki: O grande diferencial em um empreendedor de sucesso é a capacidade de “ver o futuro antes que os outros”, não ter visão custaria empresas, amores, momentos de felicidade, as quais geralmente só valorizaram ao perder. Por se antecipar o bom empreendedor enxerga, digamos que o ano de 2015 como presente e jamais como futuro. Ter ideias a partir do que é obvio classifica você como a maioria e não como diferente e inesperado. Um exemplo disto é enxergar em uma simples cena de verão a oportunidade de um grande negócio, onde um escorregador e uma piscina tornam-se um parque aquático, diga-se de passagem, bastante rentável.
Já na visão do Prof. Paulo Barreto dos Santos: O fundamental é conhecimento, para tal o empreendedor tem sempre de estar antenado participando de palestras, workshop, etc... A globalização é um fenômeno do mundo dos negócios, imprevisível e irresistível, gostemos dela ou não, o profissional do futuro tem de ficar conectado vinte e quatro horas. Torna-se agora mais do nunca verdadeiro a afirmação do ex-primeiro ministro da Grã-Bretanha Winston Churchill, dizia na década de 50 que os impérios do futuro seriam os impérios do conhecimento, da informação e da tecnologia. As grandes complexidades das empresas, das organizações e do mercado de trabalho global exigem um comprometimento com o estudo sistêmico permanente e a disposição para o aprendizado de novas habilidades. Sendo assim fica evidente a grande necessidade de ampliar – se, enxergar no cotidiano das pessoas uma grande oportunidade de negócio, porém para que isso ocorra é necessário estar a par de tudo buscando atualizar-se constantemente.
Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. É uma palavra com origem no latim “administratione”, que significa “direção, gerência”. A administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações. É praticada especialmente nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas ou outras. Em uma empresa, o ato de administrar significa planejar, organizar, coordenar e controlar tarefas visando alcançar produtividade, bem-estar dos trabalhadores e lucratividade, além de outros objetivos definidos pela organização. A forma como as organizações são administradas é que vai determinar se conseguirão utilizar eficazmente os seus recursos para atingir os objetivos propostos. Por isso, o papel do administrador tem um forte impacto sobre o desempenho das organizações. Formando profissionais responsáveis pelo gerenciamento da rotina diária de uma organização, desde o controle dos recursos financeiros, materiais e humanos ao desenvolvimento de estratégias de mercado. As principais funções administrativas (planejamento, organização, direção e controle) são interdependentes, mas ligadas entre si e repercutem intensamente nas atividades.
PLANEJAMENTO
Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de modo a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes.Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos. Tais como:
- Permite controle apropriado
- Produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente;
- Melhor coordenação das interfaces do projeto;
- Possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos;
- Propicia um grau mais elevado de assertividade nas tomadas de decisão.
“Preparar para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável” (Peter Drucker).
Tipos de Planejamento:
Estratégico: Fixa a natureza da organização: missão, estratégias e objetivos.
Responsabilidade: direção geral.
Tático: Serve para gerenciar recursos visando atingir os planos
Estratégicos (projetos, ações etc.).
Responsabilidade: executivos da diretoria e subordinados.
Operacional: Objetiva aperfeiçoar as operações, elaboração de procedimentos,
visando a realização dos planos estratégicos e táticos.
Responsabilidade: chefes
...