Processo Civilizador
Artigos Científicos: Processo Civilizador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alessandra.lima • 16/9/2014 • 515 Palavras (3 Páginas) • 347 Visualizações
Como lembra Renato J. Ribeiro na apresentação do vol 2 da obra de N. Elias 4, a idéia de processo aplicada pelo autor aos acontecimentos civilizadores, por menores que possam parecer, dá um sentido a esses acontecimentos. Um sentido que resulta da concepção que Elias se faz do processo civilizador como uma obra lenta de construção do homem pelo homem, descartando toda e qualquer idéia que faça dele o resultado da ação da natureza ou de fatores alheios à própria ação humana. Trata-se de um sentido que os acontecimentos, por mais absurdos ou sem sentido que possam parecer tomados de forma isolada, recebem ao serem articulados a outros que constituem esse processo
Não é difícil perceber a exustência de uma certa “sintonia” entre a visão de Elias e a visão de Vigotski a respeito da constituição humana do homem. Tanto no caso do processo civilizador de Elias nquanto no do processo de constituição cultural do homem de Vigotski, a idéia é semelhante: “o homem é obra do próprio homem”, não efeito da natureza ou de qualuer outro fator externo. Nas obras desses dois autores, os acontecimentos que constituem a matéria desses dois processos vão adquirindo sentido à medida que eles se articulam entre sí ao longo do processo.
Um sentimento semelhante parece atravessar as idéias e as elaborações destes dois autores, apesar das condições históricas diferentes de cada um. Trata-se da expressão de um certo otimismo em relaçào ao resultado desses processos, o civilizador e o cultural, quaisquer que sejam as condições concretas em que eles ocorrem e quaisquer que sejam os acontecimentos isolados que os constituem. Diferente de Vigotski, cujo otimismo em relação ao futuro do homem parece que estava alimentado pelo ideal revolucionário de outubro de 1917, ainda não posto em xeque pelos acontecimentos políticos posteriores que ele não teve tempo de assitir, o otimismo de Elias sobre o futuro da condição humana parece ter sobrevivido aos horrores nacistas dos quais conseguiu escapar em tempo, em 1933, quando o nazismo hitleriano começava a mostrar a sua verdadeira face. Em ambos os casos, o otimismo parece enraizado na própria concepção de homem que eles alimentam e que por mais adversos e até absurdos que sejam alguns acontecimentos eles não conseguem deter, nem o processo civilizdor de que fala Elias, nem a marcha da constituição cultural do homem de que fala Vigotski.
Cultura: e Civilização: dois caminhos de compreensào do “humano”?
Perspectivas na obra de Norbert Elias
Apesar das possíveis sintonias que podem ser encontradas nas obras desses dois autores, cada um deles, porém, trilha seu próprio caminho, mas cuja aproximaçào e confronto podem esclarecer questões relativas a esses dois processos. O lugar de onde cada um desses autores fala é diferente, em razão sobretudo das questões teóricas que cada um aborda e das opções metodológicas que elas lhes impòem.
Norbert Elias é um analista social que articula diferentes áreas das ciências sociais.para investigar, de forma empírica e factual, o fenômeno social do processo civilizador. Como o autor esclarece na Introdução à edição de 1968 (vol.1: 214 ss), o objeto inicial da sua ivestigação é encontrar comprovações factuais da existência de
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