Processo Gerencia
Dissertações: Processo Gerencia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carnaiba • 16/9/2013 • 2.200 Palavras (9 Páginas) • 195 Visualizações
RECURSOS HUMANOS
431516 EDIVANIA CHAGAS DOS SANTOS
415704 GLAUCIA REGINA GUIMARAES ALVES
422731 EZIANE CARVALHO LUZ
EMPREENDEDORISMO
Aracaju
05/2013
431516 EDIVANIA CHAGAS DOS SANTOS
415704 GLAUCIA REGINA GUIMARAES ALVES
422731 EZIANE CARVALHO LUZ
EMPREENDEDORISMO
Orientador: Kezyane Menezes
Aracajú
05/2013
Introdução
Comportamento organizacional, atualmente, requer muito mais do que o exercícios das funções básicas de gerencia, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.
As pessoas que supervisionam as atividades das outras e que são responsáveis pelo alcance dos objetivos nessas organizações são os administradores. Eles tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com o intuito de atingir os objetivos de uma organização. O trabalho dos administradores pode ser examinado a partir das funções que desempenham, dos papéis que assumem ou das habilidades que demonstram. Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.
Uma organização é uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua, para atingir um objetivo comum. As organizações tem funcionalidade de maneira considerável na vida do ser humano, pois modelam o comportamento dos respectivos membros, assim podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes tipos organizações, ou até mesmo em grupos organizacionais, incentivarem a produtividade, assim como respostas rápidas as estratégias administrativas nas mais variadas formas.
1-Definições Comportamento Organizacional
Consiste em uma boa relação entre chefe e funcionários, quando lhe é dadas boas condições de trabalho e incentivo, consequentemente há melhoria no desempenho de seus colaboradores. Porem, estes incentivos não deve ser com promessas que não fazem parte da ética da empresa.
De acordo com Ribeiro (2008) as organizações enquanto entidades vivas e dinâmicas devem possuir algumas capacidades, como seja a capacidade de se renovarem, inovarem, aprenderem, ajustarem se às mudanças internas e externas, transformar informação em conhecimento, resolver problemas e acrescentar valor.
Segundo Soto (2005) quando a empresa pratica o comportamento organizacional esta tratando de desenvolve um emprego melhor, mas também contribui para formar uma pessoa melhor, com relação ao seu desenvolvimento pessoal e sua satisfação.
Para Sampaio (2007) acredita que a organização exerce uma função importante na vida do ser humano por que modela o comportamento de seus colaboradores, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações. Assim incentivando a produtividade.
Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois trás certa felicidade no trabalho dos lideres e confere a estes a possibilidade de prever, especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre colaboradores.
Concluímos que nossos valores e atitudes têm grandes influencia em nosso Comportamento Organizacional, transformando nossa conduta individual, e uma parcela significativa de nossos valores que são assumidos durante a infância, pois estabelecem a base para a compreensão das atitudes, além de influenciar nossas percepções. Os valores geralmente influenciam as atitudes e comportamentos, mas estão ambos inter-relacionados, pois ao contrario dos valores, as atitudes são menos estáveis. E com isso podemos perceber que nossos valores tem grande influência em nossas atitudes.
2 – Inovação
É investir no desenvolvimento e aprimoramento de diversas competências e habilidades como a argumentação, a oralidade, a cooperação, respeito com os colegas, construção de caminhos próprios, e busca de soluções. Aprender novos conceitos abrir-se para o novo, trocar ideias, e encoraja-se com as pequenas conquistas diárias, ter coragem, desconstruir paradigmas que impedem o desenvolvimento, vencer o medo e tentar novas práticas, acreditar na sua capacidade de aprender sempre e mudar, construir caminhos alternativos e buscar ajuda quando necessário, a competitividade acirrada e as mudanças constantes em praticamente todos os setores são elementos presentes em todo mercado na atualidade, para enfrentar estes ambientes desafiadores, a inovação se faz necessário. Reinventar de forma a torna-lo mais atraente para seu publico, ou seja, inovar vai além da criatividade. Inovar é pensar em outra definição. Inovação consiste na transformação de uma ideia.
...