Processo administrativo
Projeto de pesquisa: Processo administrativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: doubledb • 19/11/2013 • Projeto de pesquisa • 2.723 Palavras (11 Páginas) • 211 Visualizações
SUMÁRIO
1. Introdução 3
2. Planejamento 3
2.1 Definição de Planejamento 3
2.2 Tipos de Planejamento 4
3. Organização 5
3.1. Plano Estratégico para organização de Show Beneficente 5
3.2. Desenvolvimento 5
3.3. Considerações finais 6
4. Direção 6
4.1 Direção como função promotora do processo administrativo 6
4.2 Níveis de direção no planejamento do show beneficente 7
4.3. Possibilidade de Falhas no planejamento e organização do evento 8
5. Controle 8
5.1 Controle da ação empresarial 8
5.2 Implicações Éticas do Controle 9
6. Considerações Finais 10
7. Referências Bibliográficas 11
1. INTRODUÇÃO
O Processo Administrativo é formado por quatro funções: Planejamento, Organização, Direção e Controle. O objetivo do presente trabalho é apresentar as definições de cada uma dessas funções administrativas, bem como a importância de cada uma delas no processo.
2. PLANEJAMENTO
2.1 Definição de Planejamento
O planejamento é uma ferramenta administrativa, que pode ser usada para perceber a realidade, avaliar os riscos, ver e avaliar as direções a serem tomadas, construir um ponto de referência para o futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.
No fundo, planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro, permitindo maior consistência no desempenho das organizações.
Conforme afirmado por Liz (2012), o planejamento está relacionado à organização das informações, de modo a preparar o empreendimento, incluindo objetivos, etapas, prazos e meios para sua concretização. O planejamento precisa ser objetivo e realista, devendo ser baseado em levantamento de dados e considerar tanto o empreendimento como um todo como cada parte que o forma. Além disso, deve incluir uma avaliação de riscos e estratégias para superá-los. Ainda de acordo com a autora, um bom planejamento indica como uma grande oportunidade pode ser aproveitada, otimizada e ter seus riscos diminuídos.
Oriá (2012) apresenta um conceito de planejamento semelhante. Segundo ela, o planejamento é um processo que visa à realização de objetivos com prazos e etapas definidas a partir de avaliações prévias, sendo feita uma previsão dos recursos necessários, bem como sua racionalização. O planejamento deve equilibrar os recursos e os objetivos, melhorando assim o funcionamento do empreendimento.
Já a visão de planejamento apresentada por Shinyashiki (2012) está relacionada à identificação de oportunidades e antecipação do futuro. Segundo ele, o empreendedor precisa ser um visionário, enxergar oportunidades além do que a maioria das pessoas consegue ver. Porém, também é necessário se antecipar, isto é, planejar as ações para o futuro, pois conforme afirmado no texto “o futuro é consequência do presente”. Assim, não basta ter uma boa ideia, é preciso dedicação para realizá-la.
Contudo, a visão de futuro precisa ser ponderada com conhecimento. Esta é à base do termo planejamento proposta por Santos (2012). Segundo este autor, a globalização e a complexidade do mundo dos negócios fazem com que um empreendedor de sucesso precise deter conhecimento, informação e tecnologia. Dessa forma, o planejamento está relacionado ao estudo permanente e ao aprendizado de novas habilidades.
2.2 Tipos de Planejamento
Observando os níveis hierárquicos, distinguem-se três tipos de planejamento: planejamento estratégico, tático e operacional.
Planejamento estratégico considera a empresa como um todo e é elaborado pelos níveis hierárquicos mais altos da organização, está voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa como uma totalidade. Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los.
No planejamento tático a atuação é em cada área funcional da empresa, compreendendo os recursos específicos. Seu desenvolvimento se dá pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis com projeção em médio prazo. Ele representa a ligação entre o planejamento estratégico e o planejamento operacional, voltados para execução das tarefas e operações. Este tipo de planejamento é projetado para o futuro próximo ou atividades atuais da empresa em nível de departamentos e está relacionado com o controle e integração das operações atuais, focando a alocação de recursos.
Já o planejamento operacional corresponde a um conjunto de partes homogêneas do planejamento tático, ou seja, identifica os procedimentos e processos específicos requeridos nos níveis inferiores da organização, apresentando planos de ação ou planos operacionais. É elaborado pelos níveis organizacionais inferiores, com foco nas atividades rotineiras da empresa, portanto, os planos são desenvolvidos para períodos de tempo bastante curtos. Preocupa-se com o que fazer e como fazer, está voltado para a otimização e a maximização de resultados. Tem caráter imediatista, abrangência estritamente local e caracteriza-se pelo detalhamento com que estabelece tarefas e operações.
3. ORGANIZAÇÃO
3.1. Plano Estratégico para organização de Show Beneficente
Depois de pesquisar sobre várias instituições filantrópicas o grupo comprometeu-se em arrecadar doações para uma instituição muito nobre, a Saúde Amada que é um projeto Espaço Saúde e Saber para crianças e adolescentes portadoras
...