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Processos Administrativos

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Por:   •  23/11/2013  •  Tese  •  3.645 Palavras (15 Páginas)  •  239 Visualizações

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INTRODUÇÃO:

É uma exigência do processo avaliativo do Curso de Administração e tem como objetivo exercitar-me na capacidade do exercício da função, mostrando os desafios enfrentados e as dificuldades superadas para ampliar conhecimentos, assim como a apreensão de novos valores.

A CULTURA, O INDIVÍDUO, E A SOCIEDADE.

É suficiente definir cultura como a maneira de viver de uma sociedade. Esta maneira de viver compreende inúmeros pormenores referentes ao comportamento, mas entre eles há sempre fatores em comum. Representam todos a atitude normal e previsível de qualquer dos membros da sociedade diante de uma dada situação. Em conseqüência, apesar do número infinito de pequenas variantes que podem ser encontradas na atitude de alguns indivíduos, ou mesmo nas atitudes de um mesmo indivíduo em momentos diferentes, verificar-se-á que a maior parte das pessoas, em uma sociedade, reagirá geralmente da mesma forma a uma situação dada.

A cultura, como um todo, proporciona aos membros de uma sociedade um guia indispensável em todos os campos da vida. Sem ela, tanto a sociedade como seus membros estariam impossibilitados de funcionar eficientemente. O fato de a maioria dos membros da sociedade reagir a uma dada situação de determinada forma capacita qualquer um a prever o comportamento, com um alto grau de probabilidade, se bem que jamais com absoluta certeza. Se o indivíduo vai trabalhar para outros, precisa estar seguro de ser recompensado. A existência de padrões culturais é necessária tanto para o funcionamento de qualquer sociedade, como para sua conservação. É preciso relacionar o comportamento culturalmente padronizado dos ocupantes dessas posições, um em relação a outro. Quando se trata de posições tais como as de empregador e empregado, torna-se impossível defini-Ias, a não ser em termos daquilo que se espera que os ocupantes das duas posições façam (ou possivelmente façam) um pelo outro. Uma posição em um sistema social, tão diferente do indivíduo ou indivíduos que possam ocupá-la em certo momento, irrealmente uma configuração de padrões culturais. Da mesma forma, o sistema social como um todo é uma configuração ainda mais extensa de padrões culturais. Esta configuração proporciona ao indivíduo técnicas para a vida do grupo e para a interação social, da mesma forma que outras configurações de padrões, também dentro da cultura total, lhe proporcionam técnicas para exploração do meio natural ou para proteger-se de poderes sobrenaturais.

Qualquer que seja o cuidado com que o indivíduo seja treinado e o grau de perfeição de seu condicionamento, ele permanecerá um organismo distinto, com necessidades próprias e capacitadas para pensar, sentir e agir com independência. Além disso, retém um grau considerável de individualidade. Sua integração na sociedade e na cultura não vai além das respostas aprendidas e embora no adulto isso inclua a maior parte do que ele chama personalidade, resta ainda uma boa porção d de individualidade. Mesmo nas sociedades e culturas mais integradas nunca duas pessoas são exatamente iguais.

O indivíduo desempenha na realidade um papel duplo em relação à cultura. Em circunstâncias normais, quanto mais perfeitos seu condicionamento e consequente integração na estrutura social, tanto mais efetiva sua contribuição para o funcionamento uniforme do todo e mais segura sua recompensa.

Como indivíduo, ajuda a transformá-lo quando há necessidade. Desde que nenhum ambiente se apresente completamente estacionário, nenhuma sociedade pode sobreviver sem o inventor ocasional e sem sua capacidade para encontrar soluções para novos problemas. Embora ele, geralmente, invente sob pressão que compartilha com outros membros da sociedade, são as próprias necessidades que o levam à invenção. O primeiro homem que se embrulhou numa pele ou alimentou o fogo não o fez consciente da necessidade que tinha a sociedade dessas inovações, mas porque sentia frio. Passando a um nível mais alto de complexidade cultural, qualquer que seja uma que faça uma instituição a uma sociedade em face de condições em mudança, o estímulo para transformá-la ou abandoná-la não vem nunca do indivíduo sobre o qual ela não pesa. Novas invenções sociais são feitas por aqueles que sofrem por causa das condições reinantes e pelos que aproveitam com elas. A compreensão do papel duplo dos indivíduos como indivíduos e comunidades sociais, nos dá a chave de muitos problemas que perturbam os estudiosos do comportamento humano.

A fim de funcionar bem como unidade social, o indivíduo deve assumir certas formas estereotipadas de comportamento, ou melhor, certos padrões culturais. Muitos desses padrões estão mais orientados para a manutenção da sociedade que para a satisfação de necessidades individuais. As sociedades são organismos de determinada espécie e tornou-se prática comum falar de suas necessidades próprias, diferentes das dos indivíduos que as compõem. É mais seguro falar das necessidades implícitas na situação social, dizendo que uma sociedade não pode subsistir através do tempo, nem funcionar bem em tempo algum, a menos que a cultura que lhe está associada preencha certas condições. Por fim, os padrões de comportamento que compõem a cultura se deve ajustar uns aos outros de tal forma que evitem conflitos e impeçam que os resultados de um padrão de comportamento anulem os de outro. Todas as sociedades desenvolveram culturas que preenchem tais condições, embora os processos envolvidos no seu desenvolvimento sejam ainda obscuros.

Contrapontos entre o filme “classe operaria vai ao paraíso” e o tema ciências sociais.

O filme mostra a divisão técnica do trabalho, que é diferente da divisão social do trabalho. A divisão social é uma característica da sociedade, onde cada indivíduo pertence a uma divisão na qual realiza um tipo de atividade. A divisão técnica do trabalho diminui a habilitação do trabalhador. O trabalhador fica alienado porque perde a habilidade de conhecimento de um todo e passa a não conhecer a produção completa do bem. Não há mais a qualificação e sim a especialização, onde muitas vezes

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