Processos Gerenciais
Ensaios: Processos Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: estela2013 • 14/4/2013 • 4.175 Palavras (17 Páginas) • 1.243 Visualizações
Introdução
O planejamento é uma ferramenta da administração e como tal o seu uso é
indispensável para o sucesso da gestão das empresas. É um estudo sobre as raízes históricas do planejamento e sua importância administrativa para as empresas.
Têm-se que, através do planejamento, os gestores definem a tomada de decisões
por meio de um processo analítico, concentrado em variáveis empresariais, econômicas
e tecnológicas; enquanto a administração estratégica se preocupa com novos mercados,
novos produtos e ou novas tecnologias, favorecendo o processo de ação empresarial.
Planejamento
Percebe-se que o ambiente onde as empresas desenvolvem seu processo de planejamento mudou muito nos últimos anos. A globalização dos mercados, a intensificação das redes e das parcerias, a ampliação das exigência dos clientes, a diferenciação ampliada dos produtos e o aumento da concorrência são alguns dos fatores que influenciam a praticva do planejamento das empresas. Tais mudanças podem até conduzir os gestores a questionar a própria viabilidade da aplicação do planejamento.
O planejamento é hoje mais do que nunca necessário a gestão da empresa. Entretanto, para colocá-los em pratica de forma efetiva, é preciso que o gestor conheça bem cada um dos seus elementos, suas funções e seus limites. È fundamental que saiba utilizar bem os seus instrumentos e, mais do que tudo, que seja flexivel o bastante para perceber que planejar nem sempre é o contrário de fazer. Poderíamos finalizar dizendo que no planejamento se começa fazendo o que é necessário, depois o que é possível e de repente, se estará fazendo o impossível.
Bibliografia: CERTO.Samuel:Peter.Paul.Administração estratégica:planejamento e implementação estratégica.São Paulo:Makron Books.1993.
PORTER.Michael.Estratégia Competitiva:Técnicas para analise de industrias e da concorrencia.Rio de Janeiro:Campus.1989.
Chiavenato,Idalberto Administraçao/Idalberto Chiavenato. - Rio de Janeiro:Elsevier; São Paulo:Anhanguera,2010.
“Veja o futuro antes dos outros”
Na visão do Professor Roberto Shinyashiki a importância do planejamento nas atividades do administrador que deseja obter sucesso empresarial e consequentemente profissional.
Um empreendedor sabe que existe duas batalhas ocorrendo ao mesmo tempo: a do presente e futuro. Ele se dedica a vencer a luta do presente, mas não esquece que a outra batalha no horizonte: a do imaginário, para conquistar o futuro.
A visão faz com que o indivíduo sempre esteja alerta para aproveitar as oportunidades, ele consegue ver além do horizonte, pois enxerga como o mundo poderia ser.
“O desafio do administrador do futuro”
Na visão do Professor Paulo Barreto dos Santos o administrador do futuro busca incansavelmente o sucesso profissional, a qualquer custo, mesmo em prejuizo de sua vida pessoal e família, trabalhando horas além do seu expediente, devendo estar sendo antenado e estudando sempre. Mas é um gestor justo, que respeita e é respeitado pelos subordinados.
Considerações Finais:
“Planejar é elaborar um roteiro de ações para atingir um fim”.
Planejar é a determinação de um conjunto de procedimentos, ações visando a realização de determinado projeto.
Planejamento é o esforço para dirimir o caos que se instala quando inúmeras atividades ocorrem na realização de um intento.
Não adianta planejar o que não vai ser controlado nem controlar o que não sabemos o que vai acontecer.
O planejamento não é uma iniciativa onde pretende acertar tudo e sempre, mas sim, minimizar decepções e prejuízos visando maior eficiência e eficacia nos projetos e processos decorrentes.
Bibliografia: < https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0ByFnrl4MPvOGZDNjNTdmNzgtMDRmZC00MzhkLThkNTltODJlODZNzkyOWZj&hl=pt_BR> (Professor Paulo Barreto dos Santos))
https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0ByFnrl2MPvOGZDNjNTdmNzgtMDRmZC00MzhkLThkNTltODJlODZNzkyOWZj&hl=pt_BR> (Professor Roberto Shinyashiki)
Chiavenato,Idalberto Administraçao/Idalberto Chiavenato. - Rio de Janeiro:Elsevier; São Paulo:Anhanguera,2010.
Planejamento
Planejamento é um conjunto de processos, missão, diretrizes e ações que será elaborador, implantado, desenvolvido, implementador e gerenciador, em pro de um objetivo distinto preestabelecido.
O planejamento tem por finalidade antecipar as situações previsíveis; predeterminar os acontecimentos e preservar a lógica entre eventos.
Requisitos do processo de planejamento
Procurar informação para definir precisamente os objetivos, visando estabelecer previsões e alternativas para a predominância da ação.
As partes do Planejamento são:
a. Planejamento dos fins: especificação do estado futuro desejado;
b. Planejamento de meios: proposição de caminho para a empresa chegar ao objetivo desejado;
c. Planejamento organizacional: esquematização dos requisitos organizacionais para poder realizar os meios propostos;
d. Planejamento de recursos: dimensionamento de recursos humanos e materiais determinação da origem e aplicação de recursos financeiros;
e. Planejamento de Implantação e controle: corresponde à atividade de planejar o gerenciamento de implantação do empreendimento.
O planejamento divide-se em vários tipos, a depende da área de atuação e do objetivo a ser alcançado.
Tipos de Planejamento
Planejamento Estratégico: processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vista a obter um nível de aperfeiçoamento na relação da empresa com seu ambiente.
...