Projeto Cidadão: Centro De Convivência Para Idosos
Monografias: Projeto Cidadão: Centro De Convivência Para Idosos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lindaborges • 29/10/2013 • 1.049 Palavras (5 Páginas) • 1.973 Visualizações
Projeto Idoso Cidadão: Centro de Convivência para idosos
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo produzir um projeto social na qual irá compor as fases de planejamento, execução, avaliação e monitoramento. Onde será comentada a importância dos critérios de avaliação e monitoramento nos projetos sociais.
O objetivo da proposta a ser desenvolvida neste trabalho é promover a integração entre os idosos, familiares e comunidade através de atividades planejadas e sistematizadas, buscando um sentido mais produtivo para a vida destes idosos. Pretende-se assim, proporcionar um envelhecimento saudável, fomentando sua autonomia e capacidade funcional, bem como o resgate da auto-estima e, finalmente, poder contribuir para uma reintegração social.
A proposta não é criar um asilo, e nem uma residência fixa para estes idosos, mas sim, um ambiente de lazer. Lá eles receberão cuidados médicos, alimentação balanceada com acompanhamento nutricional. Os idosos poderão ficar o dia todo no local, com liberdade para entrar e sair quando quiserem. Em casos específicos, haverá o monitoramento de entradas e saídas, as quais serão realizadas somente através de acompanhamento familiar. Esta proposta não visa à separação do idoso do convívio de sua família. Na realidade, o projeto pretende tornar mais humana essa convivência, evitando o abandono, que na maioria das vezes se dá pelos familiares, o que resulta em internamento asilar. Assim, surge a possibilidade de criação do Centro de Convivência para idosos na faixa etária de 60 anos ou mais.
PARCERIA:
Prefeitura Municipal de Campo Verde – MT;
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
PERIODO DE REALIZAÇÃO DO PROJETO
A implantação do projeto teve inicio no mês de agosto e deverá atender preferencialmente aos idosos;
Quanto a execução desse projeto o mesmo foi desenvolvido nos primeiros dias úteis do mês de setembro;
A avaliação e Controle das ações serão realizados em todo decorrer das atividades desenvolvidas. Foram utilizados os indicadores de resultados (interesse e participação dos idosos) e indicadores de impactos( melhoria da qualidade de vida dos idosos, adaptação dos idosos as ações desenvolvidas pelo projeto e conscientização da população idosa a respeito dos seus direitos enquanto cidadão).
A utilização dos indicadores nos projetos sociais é feito com base nos dados qualitativos e quantitativos coletados e em um diálogo constante entre todos os envolvidos. Assim é possível a construção de um quadro articulado de representações que sinalizem as diferentes formas pelas quais se compreende o projeto de ação, como incorpora seus pressupostos e como se planeja ações para viabilizar os resultados pretendidos.
EQUIPE DO PROJETO
• Coordenador do Cras;
• Assistente social;
• Cuidadores de Idosos;
• Psicólogos;
• Auxiliares de Enfermagem;
• Professores de Educação Física.
OBJETIVOS:
GERAL
Melhorar a qualidade de vida da população idosa visando à inclusão social, assegurando a saúde, o lazer e bem estar, retardando o envelhecimento e garantindo sua dignidade. Propondo assim, a criação de um Centro de Convivência para idosos, favorecendo a convivência dos indivíduos para o desenvolvimento de suas potencialidades artístico e cultural, melhorando o acesso aos bens e serviços da comunidade.
ESPECÍFICOS
• Oferecer diversão e lazer, aproveitando a oportunidade de
...