Projeto Social De Socioeconomia
Artigos Científicos: Projeto Social De Socioeconomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: walterki • 9/10/2013 • 5.216 Palavras (21 Páginas) • 777 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................2
1.1 Contexto.................................................................................................................2
1.2 Justificativa.............................................................................................................3
1.3 Ideia do Projeto......................................................................................................3
2 PÚBLICO-ALVO....................................................................................................4
3 ORGANIZAÇÃO RESPONSÁVEL PELO PROJETO...........................................4
4 PARCEIROS E FUNÇÕES....................................................................................5
5 DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA..................................................................5
6 OBJETIVO GERAL DO PROJETO.......................................................................6
7 OBJETIVOS ESPECÍFICOS..................................................................................6
8 ESTRATÉGIAS DE AÇÃO....................................................................................6
9 METODOLOGIA....................................................................................................7
10 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES........................................................................8
11 RESPONSÁVEL POR CADA ATIVIDADE/FUNÇÃO...........................................9
12 NECESSIDADES TECNO-MATERIAIS E ORÇAMENTO..................................10
13 FONTES DE FINANCIAMENTO..........................................................................12
14 COMUNICAÇÃO E PUBLICIZAÇÃO..................................................................12
15 INDICADORES DE CONTROLE E AVALIAÇÃO...............................................12
16 CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................14
17 FONTES E REFERÊNCIAS.................................................................................15
18 ANEXOS..............................................................................................................16
1 INTRODUÇÃO
1.1 CONTEXTO
Abrir um novo negócio no Brasil é considerado um processo demorado e, para muitos, complicado.
Segundo o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, é preciso ter disposição para cumprir 17 (dezessete) procedimentos diferentes, comparecer em até 15 (quinze) órgãos do governo, fora o tempo e dinheiro que devem ser disponibilizados para tais.
Levantamentos apontam o Brasil, entre os 133 países pesquisados, em sexto lugar em matéria de demora em abrir um novo negócio. São em média 49 dias ao todo. Muito piores são os procedimentos para o fechamento de uma empresa no Brasil, o que leva aproximadamente 10 anos para encerrar as atividades jurídicas e fiscais de uma. Esse procedimento é apontado como o segundo processo mais demorado do mundo.
A dificuldade não é encontrada apenas na quantidade de procedimentos a serem cumpridos citados acima, como também nos detalhes e imprevistos durante o processo de abertura. Uma diferença, por exemplo, em algum traço da assinatura comparada com a da identidade, pode complicar e o empreendedor voltar ao marco zero, retornando a primeira etapa.
Além dos desafios na abertura de empresas, depois de abertas e em funcionamento, muitos gestores possuem dúvidas na administração de assuntos cotidianos, como direitos e deveres da organização frente aos seus colaboradores.
Devido a essas dificuldades, as empresas terceirizam as atividades burocráticas, sendo este um ponto forte no desenvolvimento do projeto, o objetivo é que através deste aumente a capacitação dos empreendedores para desenvolverem estas atividades de modo a reduzir o tempo e custo para as mesmas.
1.2 JUSTIFICATIVA
A redução nos prazos e número de etapas a serem cumpridas na abertura de um novo negócio está longe de ser resolvida. É nesse contexto, que o presente projeto, reunirá informações necessárias que facilitem a abertura de novos empreendimentos. Essas serão repassadas em palestras por profissionais das áreas de Administração, Economia e Direito, auxiliando e impactando diretamente nas dificuldades encontradas pelos novos empreendedores.
Desde a contratação (temporário, com período de experiência ou definitivo), passando por assuntos como jornada de trabalho, férias, FGTS, gravidez, aposentadoria, afastamento por motivos variados e indenizações, até a rescisão contratual, os gestores e/ou empreendedores devem estar cientes dos seus deveres e direitos para atuar com coerência em suas atividades.
Portanto, a segunda parte do projeto tem o objetivo auxiliar os empreendedores em assuntos relacionados aos seus colaboradores.
Frente aos obstáculos relatados no contexto acima, muitos inovadores deixam de investir em seus próprios negócios devido a burocracia e falta de conhecimento.
1.3 IDEIA DO PROJETO
A ideia do projeto é o desenvolvimento de assuntos de abertura de empresas e também o esclarecimento sobre assuntos burocráticos. Será realizado em parceria com as empresas juniores do CESA – Centro de Estudos Sociais Aplicados.
O evento acontecerá em um dia em horário comercial contando com palestrantes indicados e convidados pelas empresas juniores. Esses profissionais abordarão assuntos importantes e de significativa valia para o público-alvo.
2 PÚBLICO
...